CRENÇAS DE ALUNOS DE INGLÊS SOBRE ESTRATÉGIAS E ATIVIDADES PEDAGÓGICAS

Autores/as

  • Aurélia Leal Lima Lyrio Universidade Federal do Espírito Santo

Resumen

Este trabalho relata uma pesquisa desenvolvida com 25 alunos em um curso de línguas. Por meio de um questionário, a pesquisa investigou as crenças desses alunos em relação à utilização de algumas estratégias e atividades pedagógicas extras, que não são contempladas no livro-texto e não são comumente usadas por professores. Tais estratégias foram inseridas nas atividades do livro-texto e aplicadas durante o desenvolvimento de outra pesquisa que visou à aprendizagem de algumas funções dos marcadores pragmáticos you know e I mean por parte desses alunos (LYRIO, 2009). Os resultados mostram que a grande maioria dos aprendizes achou as estratégias positivas e, principalmente, producentes para o desenvolvimento de suas habilidades orais. Alguns alunos, entretanto, acreditam que tais estratégias prejudicam as aulas e, consequentemente, a aprendizagem de gramática, o que demonstra que, para alguns, ainda prevalece a crença de que aprender uma língua significa aprender gramática. Como as crenças influenciam as decisões e ações das pessoas (PAJARES, 1996), tal fato nos faz refletir sobre a necessidade de conscientização dos alunos a respeito do que significa aprender uma língua estrangeira.

 Palavras-Chave: Crenças. Estratégias e Atividades Pedagógicas. Ensino e Aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira (ILE).

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aurélia Leal Lima Lyrio, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Associada da Universidade Federal do Espírito Santo, lotada no Departamento de Línguas e Letras (DLL) do Centro e Ciências Humanas e Naturais (CCHN).

Publicado

19-07-2017

Cómo citar

LYRIO, Aurélia Leal Lima. CRENÇAS DE ALUNOS DE INGLÊS SOBRE ESTRATÉGIAS E ATIVIDADES PEDAGÓGICAS. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 159–180, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/15648. Acesso em: 3 jul. 2024.