A estrutura temática-informacional e aspectos da interlíngua de aprendizes de inglês como L2: estudo comparativo
Abstract
Este trabalho enfoca o princípio funcional/cognitivo da distribuição temática-informacional no texto, baseado nas noções de tema/rema e dado/novo (HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004; McCARTHY, 1991), bem como aborda determinados aspectos da interlíngua de aprendizes italianos (AUTOR, 2016) em comparação com aprendizes brasileiros (AUTOR, 2001; AUTOR; OLIVEIRA, 2015) de inglês como L2. Foram observados o conhecimento explícito e implícito desses grupos de aprendizes relativo aos referidos princípios e o desempenho desses mesmos grupos em termos de alguns aspectos sintático/discursivos da língua inglesa, a saber, elementos coesivos, obrigatoriedade do sujeito sintático, sujeitos não agentivos, utilização de nominalizações, todos caracterizadores de sua interlíngua (RUTHERFORD, 1987). Os resultados mostraram que os três grupos participantes apresentaram comportamento semelhante relativamente às questões investigadas. Houve, no geral, pouca identificação de elementos ou processos linguísticos relacionados a uma produção textual/discursiva apropriada, o que revela implicações pedagógicas relevantes para a abordagem da língua alvo.
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