A estrutura temática-informacional e aspectos da interlíngua de aprendizes de inglês como L2: estudo comparativo

Autores/as

  • Amália Esmeralda de Araújo Perna Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Adriana Maria Tenuta de Azevedo

Resumen

Este trabalho enfoca o princípio funcional/cognitivo da distribuição temática-informacional no texto, baseado nas noções de tema/rema e dado/novo (HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004; McCARTHY, 1991), bem como aborda determinados aspectos da interlíngua de aprendizes italianos (AUTOR, 2016) em comparação com aprendizes brasileiros (AUTOR, 2001; AUTOR; OLIVEIRA, 2015) de inglês como L2. Foram observados o conhecimento explícito e implícito desses grupos de aprendizes relativo aos referidos princípios e o desempenho desses mesmos grupos em termos de alguns aspectos sintático/discursivos da língua inglesa, a saber, elementos coesivos, obrigatoriedade do sujeito sintático, sujeitos não agentivos, utilização de nominalizações, todos caracterizadores de sua interlíngua (RUTHERFORD, 1987). Os resultados mostraram que os três grupos participantes apresentaram comportamento semelhante relativamente às questões investigadas. Houve, no geral, pouca identificação de elementos ou processos linguísticos relacionados a uma produção textual/discursiva apropriada, o que revela implicações pedagógicas relevantes para a abordagem da língua alvo. 

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Biografía del autor/a

Amália Esmeralda de Araújo Perna, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Bacharel em Estudos Linguísticos do Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Mestranda em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de Minas Gerais (Poslin/UFMG), Belo Horizonte/MG, Brasil.

Publicado

17-12-2017

Cómo citar

PERNA, Amália Esmeralda de Araújo; AZEVEDO, Adriana Maria Tenuta de. A estrutura temática-informacional e aspectos da interlíngua de aprendizes de inglês como L2: estudo comparativo. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 172–194, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/17740. Acesso em: 7 jul. 2024.