REFLEXÕES SOBRE A POSIÇÃO-SUJEITO NA DISCIPLINA “ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA” DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFSM
Abstract
Este artigo busca, de acordo com os pressupostos teóricos da Análise do Discurso, compreender como o ementário da disciplina “Oralidade, Leitura e Escrita”, do Curso de Pedagogia da UFSM, autentica o perfil docente apontado no objetivo geral desse mesmo curso, a partir das tomadas de posição de sujeito identificadas. Para tanto, tomamos como corpus a ementa da disciplina, bem como o objetivo geral do curso, buscando explicitar o(s) sujeito(s) presentes nas Formações Discursivas analisadas. Os resultados revelam a existência de diferentes sujeitos: no objetivo geral do curso está pressuposto um sujeito-professor, enquanto que, na ementa da disciplina encontramos um sujeito que apenas adquire informações. Com isso, entendemos que a posição-sujeito existente na ementa gera uma contradição, o que nos faz refletir sobre o próprio papel de um curso de licenciatura: o de formar professores.
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