REFLEXÕES SOBRE A POSIÇÃO-SUJEITO NA DISCIPLINA “ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA” DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFSM
Resumo
Este artigo busca, de acordo com os pressupostos teóricos da Análise do Discurso, compreender como o ementário da disciplina “Oralidade, Leitura e Escrita”, do Curso de Pedagogia da UFSM, autentica o perfil docente apontado no objetivo geral desse mesmo curso, a partir das tomadas de posição de sujeito identificadas. Para tanto, tomamos como corpus a ementa da disciplina, bem como o objetivo geral do curso, buscando explicitar o(s) sujeito(s) presentes nas Formações Discursivas analisadas. Os resultados revelam a existência de diferentes sujeitos: no objetivo geral do curso está pressuposto um sujeito-professor, enquanto que, na ementa da disciplina encontramos um sujeito que apenas adquire informações. Com isso, entendemos que a posição-sujeito existente na ementa gera uma contradição, o que nos faz refletir sobre o próprio papel de um curso de licenciatura: o de formar professores.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS