TEXTO E INTERAÇÃO EM SALA DE AULA: A NEGOCIAÇÃO DOS SENTIDOS METAFÓRICOS E METONÍMICOS NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Abstract
Buscamos, neste artigo, discutir como os conceitos metafóricos e metonímicos se revelam importantes mecanismos na construção interacional de sentidos de um texto. Nosso corpus é composto por um recorte transcrito de um debate em uma aula de língua portuguesa, baseado na metodologia do Pensar alto em Grupo (PAG). Apoiamo-nos no paradigma qualitativo de pesquisa, que nos permite a inserção na análise das práticas sócio-cognitivo-interacionais envolvidas no evento de leitura. Os dados mostram que os conceitos metafóricos e metonímicos desempenham um papel crucial na construção das leituras entre os participantes.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS