UMA QUESTÃO DE IMAGEM: ORIENTADOR É AUTOR? UMA DISCUSSÃO À LUZ DE FOUCAULT, MAINGUENEAU E DUCROT
Abstract
O presente trabalho nasce de uma reflexão sobre o tema autoria a partir de enunciados de seis orientadores de dissertações de mestrado no Rio de Janeiro. Inscrita na Análise Crítica do Discurso, encontrei na AD francesa uma contribuição teórica relevante para aprofundar o tema autoria, baseando-o teoricamente em Foucault (2001) e Maingueneau (2010); e teórico-metodologicamente em Ducrot (1987). A análise dos enunciados, através da negação em Ducrot, sugere que a maioria dos orientadores entrevistados não se sente em um lugar institucional burocrático, mas coautor das dissertações que orientam, o que leva à necessidade de estudos sistematizados e discussões aprofundadas sobre o que é ser autor, afinal; e sobre a imagem que os orientadores constroem de si a partir de seus próprios discursos.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS