UMA QUESTÃO DE IMAGEM: ORIENTADOR É AUTOR? UMA DISCUSSÃO À LUZ DE FOUCAULT, MAINGUENEAU E DUCROT

Autores/as

  • Silvia Adelia Henrique Guimarães UERJ

Resumen

O presente trabalho nasce de uma reflexão sobre o tema autoria a partir de enunciados de seis orientadores de dissertações de mestrado no Rio de Janeiro. Inscrita na Análise Crítica do Discurso, encontrei na AD francesa uma contribuição teórica relevante para aprofundar o tema autoria, baseando-o teoricamente em Foucault (2001) e Maingueneau (2010); e teórico-metodologicamente em Ducrot (1987). A análise dos enunciados, através da negação em Ducrot, sugere que a maioria dos orientadores entrevistados não se sente em um lugar institucional burocrático, mas coautor das dissertações que orientam, o que leva à necessidade de estudos sistematizados e discussões aprofundadas sobre o que é ser autor, afinal; e sobre a imagem que os orientadores constroem de si a partir de seus próprios discursos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Silvia Adelia Henrique Guimarães, UERJ

Mestra em Linguística pela UERJ.

Especialista em Elaboração Curricular e prática docente da Educação Básica - UERJ/FEBF

Especialista em Psicopedagogia - UNIGRANRIO

Publicado

31-08-2012

Cómo citar

GUIMARÃES, Silvia Adelia Henrique. UMA QUESTÃO DE IMAGEM: ORIENTADOR É AUTOR? UMA DISCUSSÃO À LUZ DE FOUCAULT, MAINGUENEAU E DUCROT. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 2, n. 5, p. 90–108, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/2599. Acesso em: 29 nov. 2024.