Texto Como Discurso: A Formação Do Leitor Consciente Do Processo De Enunciação

Authors

  • Maria Aparecida Lino UFRJ
  • Claudia Assad Alvares

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v11i29.36761

Abstract

Considera-se que um texto é resultante de uma interação em uma dada situação sociocomunicativa e que está fundamentado em  “contratos” sociais que preveem um projeto de fala e de influência do emissor sobre o receptor, discute-se como as novas e atuais perspectivas  da Linguística do Texto e  da Análise do Discurso podem contribuir para  um ensino de língua mais  consciente do processo enunciativo inerente à produção textual, com base numa proposta enunciativa de análise de textos chargísticos sobre o tema do racismo. 

Downloads

Download data is not yet available.

Published

19-12-2021

How to Cite

LINO, Maria Aparecida; ASSAD ALVARES , Claudia. Texto Como Discurso: A Formação Do Leitor Consciente Do Processo De Enunciação. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 11, n. 29, p. 258–278, 2021. DOI: 10.47456/pl.v11i29.36761. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/36761. Acesso em: 22 nov. 2024.