Discursos Em Dissenso: Um Olhar Semiolinguístico Sobre A Construção Argumentativa E O Ensino De Língua

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v11i29.36777

Abstract

It is extensively discussed the importance of raising current issues in the classroom environment to mould critical students who can really participate in society. However, how can a meaninful text approach be developed nowadays? What are the challenges for those who take texts as their teaching object? Considering these questions, based on the theoretical principles of Charaudeau’s Semiolinguistics Discourse Analysis perspective, the main purpose of the present study is to analyze the argumentative construction and the sociodiscursive imaginaries in comic strips featuring Armandinho and in a journalistic text about privatization. By analyzing the construction of arguments and counterarguments and the sociodiscursive imaginaries which produce favorable and unfavorable discourses about privatization, this text is intended to contribute to the teaching and learning of the indirect signification comprehension (CHARAUDEAU, 2018) and, as a consequence, to the formation of critical readers.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Glayci Kelli Reis da Silva Xavier, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Estudos de Linguagem (UFF), Professora de Língua Portuguesa do Instituto de Letras da UFF, onde atua na Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa e na Graduação em Letras. Tem ampla experiência na Educação Básica. É uma das organizadoras e autoras do livro Semiolinguística aplicada ao ensino, publicado pela Editora Contexto (2021). Sua pesquisa tem como principal foco os textos argumentativos, os modos de organização do discurso, os textos verbo-visuais, sobretudo os quadrinhos, e o ensino de língua e literatura.

Ilana da Silva Rebello, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Letras (UFF), Professora de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense, onde atua na Pós-Graduação Stricto Sensu em Estudos da Linguagem, na Lato Sensu em Língua Portuguesa e na Graduação em Letras. É uma das organizadoras e autora de um capítulo do livro Semiolinguística aplicada ao ensino, publicado pela Editora Contexto (2021). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: semiolinguística, mídia, leitura, interpretação e escrita.

Nadja Pattresi de Souza e Silva , Universidade Federal Fluminense

Doutora em Estudos de Linguagem e Professora Adjunta de Língua Portuguesa do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde também atua na Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa. Tem experiência na Educação Básica, em nível fundamental e médio, em redes municipais e no segmento federal de ensino. É coautora da coleção Apoema de Língua Portuguesa para os anos finais do Ensino Fundamental (Editora do Brasil, 2018) e autora de capítulo publicado na coletânea Semiolinguística aplicada ao ensino, pela Editora Contexto (2021). Sua área de interesse concentra-se, sobretudo, nos estudos do texto e do discurso, bem como nas pesquisas sobre o ensino de Língua Portuguesa.

Published

19-12-2021

How to Cite

KELLI REIS DA SILVA XAVIER, Glayci; DA SILVA REBELLO, Ilana; PATTRESI DE SOUZA E SILVA , Nadja. Discursos Em Dissenso: Um Olhar Semiolinguístico Sobre A Construção Argumentativa E O Ensino De Língua. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 11, n. 29, p. 297–317, 2021. DOI: 10.47456/pl.v11i29.36777. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/36777. Acesso em: 17 jul. 2024.