A INTERTEXTUALIDADE E A IRONIA NO GÊNERO CHARGE

Autores/as

Resumen

O presente artigo desenvolveu-se a partir do estudo do gênero charge. Para tanto, analisou-se a interpretação de charges por 25 professores de escolas públicas de Fortaleza, tomando como referência a intertextualidade e a ironia. A primeira porque este é um elemento fundamental para a construção do discurso chárgico. A segunda porque este é um recurso considerável para instigar a crítica a um fato atual dentro do contexto social no qual ocorre. Analisou-se a intertextualidade com base em níveis e técnicas criados por Bazerman (2006); e a ironia com base nos estudos de Brait (2008), que concebe este recurso linguístico como um fenômeno polifônico. O trabalho investiga se para construir sentido na interpretação da charge e se para entender sua crítica é necessário que haja uma correlação direta entre a compreensão da intertextualidade e da ironia. Após a análise do corpus, constatou-se que os elementos intertextuais participam da construção do sentido em charge, mas não garantem o entendimento da ironia, e esta é muito menos perceptível quando a charge associa texto verbal e texto não-verbal.  O leitor se apoia mais nas pistas do texto verbal para interpretar o contexto chárgico e dificilmente compreende a mensagem somente apoiando-se no desenho.

Biografía del autor/a

  • Avanúzia Ferreira Matias, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

    Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará, mestre em Linguística e doutora em Educação pela mesma instituição. Vinculada à  Secretaria de Educação do Estado do Ceará – SEDUC-CE, atuando como professora de Língua Portuguesa em um Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA).

  • Ana Célia Clementino Moura, Universidade Federal do Ceará

    Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre e doutora em Educação pela mesma instituição.Pós doutorado na Universidade Federal de Uberlância (UFU).

  • Janicleide Vidal Maia, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

    Graduada em Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), mestre e doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Publicado

10-09-2017

Cómo citar

A INTERTEXTUALIDADE E A IRONIA NO GÊNERO CHARGE. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 15, p. 241–263, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/15854. Acesso em: 5 dec. 2025.