Professores Rumo A Um Ensino Contextualizado De Inglês Para Crianças Na Rede Pública De Ensino: Um Recorte De Experiência

Autores/as

  • Rita de Cássia Barbirato UFSCar
  • João Paulo Buzinari de Souza
  • Maria Julia Paduan Aranha Rede Municipal de Santa Bárbara d’Oeste
  • Thaís Helena Giacobbe Brugnerotto Rede Municipal de Santa Bárbara d’Oeste

Resumen

Temos por objetivo neste trabalho compartilhar uma experiência de implementação de uma unidade didática para o ensino de língua inglesa para crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Santa Bárbara d’Oeste, no interior do Estado de São Paulo. Essa experiência está vinculada a um curso de Formação de Professores de Inglês para Crianças que vem sendo realizado numa parceria entre a Secretaria Municipal de Educação do município e a Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, coordenado pela Profa. Dra. Rita de Cássia Barbirato. Neste curso além do processo de formação reflexiva continuada, os professores tem também o objetivo de criar um material didático voltado para um ensino contextualizado, significativo e interessante. Na experiência, a unidade didática utilizada tem como tema Healthy Eating, foi elaborada e implementada durante o curso. Apresentamos como está organizada e como foi sua implementação com os alunos pelos professores que fazem parte do curso; destacamos os pontos positivos e a maneira como os professores conduziram as aulas com o material. Os resultados revelaram que é possível um trabalho contextualizado, centrado em um tema macro apontando para resultados muito animadores quanto ao caminho que estamos trilhando na elaboração dos materiais didáticos.

Biografía del autor/a

  • Rita de Cássia Barbirato, UFSCar
    Departamento de Letras - Área de Língua Inglesa e suas Literaturas - UFSCar
  • João Paulo Buzinari de Souza
    Professor de Inglês na Rede Municipal de Santa Bárbara d’Oeste
  • Maria Julia Paduan Aranha, Rede Municipal de Santa Bárbara d’Oeste
    Professor de Inglês na Rede Municipal de Santa Bárbara d’Oeste
  • Thaís Helena Giacobbe Brugnerotto, Rede Municipal de Santa Bárbara d’Oeste
    Professor de Inglês na Rede Municipal de Santa Bárbara d’Oeste

Publicado

24-12-2019

Cómo citar

Professores Rumo A Um Ensino Contextualizado De Inglês Para Crianças Na Rede Pública De Ensino: Um Recorte De Experiência. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 9, n. 23, p. p.89–109, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/27920. Acesso em: 5 dec. 2025.