[sem Vdicendi que] : Um Conector Hipotático De Adição Do Português

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v12i30.37888

Resumen

Neste artigo, buscamos descrever o uso e investigar a origem de [sem Vdicendi que], um conector aditivo que atua na articulação hipotática integrada e na hipotática desgarrada do português. O particular interesse por esse objeto está associado: a) à falta de descrição do objeto na literatura linguística; b) ao fato de ser um subesquema não composicional na língua, com traços de dessemantização em relação à construção modal/condicional negativa, sua provável origem. Fundamentamos nossas análises nos pressupostos teóricos da Linguística Funcional Centrada no Uso (cf. CUNHA et al, 2013; OLIVEIRA e ROSÁRIO, 2016 etc.), com foco especial na perspectiva da construcionalidade (AUTOR, 2019), que nos permite reconstruir, hipoteticamente, a trajetória diacrônica das construções com base em sua gradiência sincrônica. Selecionamos, 248 ocorrências da sequência sem + Vdicendi + que da base de dados Now do Corpus do Português. Os resultados evidenciam que essa sequência de palavras pode instanciar mais de uma construção: a de conexão aditiva [sem Vdicendi que] e a conexão modal/condicional [[sem][oração não finita]]. Além disso, a menor composicionalidade e maior vinculação da construção aditiva em relação à modal/condicional, quando compostas pelos mesmos elementos, são fortes indícios de que a primeira teve sua origem na recategorização da última.

PALAVRAS-CHAVE: conector aditivo; hipotaxe integrada e desgarrada; construcionalidade; Linguística Funcional Centrada no Uso.

Biografía del autor/a

  • Monclar Guimarães Lopes, UFF

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Língua Portuguesa pelo mesmo Programa.

  • Samara Costa Moura, Universidade Federal Fluminense

    Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Estudos da Linguagem pela mesma universidade. Licenciada em Letras pela UFRJ.

Publicado

26-06-2022

Cómo citar

[sem Vdicendi que] : Um Conector Hipotático De Adição Do Português. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 12, n. 30, p. 235–255, 2022. DOI: 10.47456/pl.v12i30.37888. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/37888. Acesso em: 5 dec. 2025.