O DISCURSO DO CONGRAÇAMENTO NO DEBATE POLÍTICO-ELEITORAL E A CONSTRUÇÃO DO ETHOS DE CREDIBILIDADE

Autores/as

  • Wagner Alexandre dos Santos Costa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Resumen

A cena política depende de uma relação entre a identidade social e a identidade discursiva. Em diversas situações da sua atividade política e social, o político deve cuidar da construção de um ethos de credibilidade, uma vez que está sempre envolvido em uma luta discursiva. O objetivo deste artigo é analisar a construção da imagem favorável de si por meio de estratégias discursivas, como as da justificação, dissimulação e promessa em debate político televisivo. Os dados foram coletados do debate político-eleitoral das eleições de 2016 ao cargo de Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro. A hipótese confirmada é de que os políticos líderes nas pesquisas de opinião devessem articular mais intensamente essas estratégias, sobretudo a da justificação. Além disso, os dados nos levaram à identificação de mais uma estratégia discursiva (congraçamento), e a análise à conclusão de que os candidatos constroem espaços de acordo somente apreensíveis por uma observação atenta. O aporte teórico principal do estudo é a Teoria Semiolinguística, a partir de Charaudeau (2006a, 2006b, 2010, 2011 e 2016).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wagner Alexandre dos Santos Costa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Professor do Departamento de Letras e Comunicação/Instituto de Ciências Humanas e Sociais (DLC/ICHS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Publicado

17-12-2017

Cómo citar

COSTA, Wagner Alexandre dos Santos. O DISCURSO DO CONGRAÇAMENTO NO DEBATE POLÍTICO-ELEITORAL E A CONSTRUÇÃO DO ETHOS DE CREDIBILIDADE. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 48–66, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/17557. Acesso em: 8 jul. 2024.