O DISCURSO DO CONGRAÇAMENTO NO DEBATE POLÍTICO-ELEITORAL E A CONSTRUÇÃO DO ETHOS DE CREDIBILIDADE
Resumo
A cena política depende de uma relação entre a identidade social e a identidade discursiva. Em diversas situações da sua atividade política e social, o político deve cuidar da construção de um ethos de credibilidade, uma vez que está sempre envolvido em uma luta discursiva. O objetivo deste artigo é analisar a construção da imagem favorável de si por meio de estratégias discursivas, como as da justificação, dissimulação e promessa em debate político televisivo. Os dados foram coletados do debate político-eleitoral das eleições de 2016 ao cargo de Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro. A hipótese confirmada é de que os políticos líderes nas pesquisas de opinião devessem articular mais intensamente essas estratégias, sobretudo a da justificação. Além disso, os dados nos levaram à identificação de mais uma estratégia discursiva (congraçamento), e a análise à conclusão de que os candidatos constroem espaços de acordo somente apreensíveis por uma observação atenta. O aporte teórico principal do estudo é a Teoria Semiolinguística, a partir de Charaudeau (2006a, 2006b, 2010, 2011 e 2016).
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