DA ORALIDADE AO IDEOLOGEMA NO CONTO THE MAN WHO WAS ALMOST A MAN DE RICHARD WRIGHT: UMA ANÁLISE DIALÓGICA

Autores/as

  • Naiara Medeiros de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Orison Marden Bandeira de Melo Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Resumen

A literatura afro-americana, que se inicia com uma busca pela explicitação das mazelas a que os escravos negros eram subjugados, passa a representar o negro, no período do Harlem Renaissance no ambiente de violência imposto pela era da segregação legalizada, a era Jim Crow. Nesse contexto, encontra-se o conto “The Man Who Was Almost a Man” de Richard Wright. Este trabalho objetiva, portanto, analisar as marcas de oralidade na fala do protagonista do conto, em contraste com a fala do seu empregador branco, a fim de buscar a sua relevância para o enredo da obra ficcional e uma significação social. Pautado nos estudos do Círculo (de Bakhtin), a análise seguiu o caminho metodológico que vai do texto ao seu contexto, da oralidade da fala da personagem à quebra desses limites linguístico-materiais (a fala compreendida como ideologema), buscando o seu contexto social concreto. Percebemos que as marcas de oralidade na fala do protagonista negro refletem e refratam o posicionamento de inferioridade imputado ao afro-americano, desde o período da escravidão até o período Jim Crow. Não são, portanto, apenas marcas de oralidade, mas marcas sociais e históricas de seres humanos segregados legalmente, sendo-lhes conferidas as piores condições de subsistência e de escolaridade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Naiara Medeiros de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Estudante de Letras (habilitação Língua Inglesa) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é aluna bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) no projeto Literatura estrangeira contemporânea: uma perspectiva dialógica de ensino e formação (discursiva) e aluna participante do grupo de pesquisa Ensino de literatura estrangeira: perspectivas diversas.

Orison Marden Bandeira de Melo Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL/PUCSP), professor adjunto do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas (DLLEM/UFRN) e Coordenador do Curso de Letras-Inglês da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Publicado

17-12-2017

Cómo citar

DE OLIVEIRA, Naiara Medeiros; BANDEIRA DE MELO JÚNIOR, Orison Marden. DA ORALIDADE AO IDEOLOGEMA NO CONTO THE MAN WHO WAS ALMOST A MAN DE RICHARD WRIGHT: UMA ANÁLISE DIALÓGICA. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 105–123, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/17705. Acesso em: 8 jul. 2024.