A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM MEMES NA PERSPECTIVA DA PRÁTICA SOCIAL E DA MULTIMODALIDADE DISCURSIVA
Resumen
Este trabalho tem por objetivo analisar memes na ótica de critérios multimodais e críticos do discurso. O corpus é composto de dois memes em língua inglesa. O primeiro trata sobre a temática da intolerância religiosa e o segundo relacionado ao preconceito racial, que foram analisados à luz dos pressupostos teóricos do modelo tridimensional de Fairclough (1989), na ótica da dimensão da prática social mediada pela ideologia e pela hegemonia e do letramento visual de Kress e van Leeuwen (1996, 2006), com foco nas metafunções representacional, interativa e composicional da Gramática do Design Visual. A análise dos dois memes nos leva a constatar que através de uma leitura multimodal, por parte das relações entre os modos semióticos, e de uma leitura crítica, por meio de aspectos ideológicos e hegemônicos da linguagem, suscita um posicionamento crítico-reflexivo para se combater formas de discriminação.Descargas
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS