O Processo De Construção De Referentes No Texto: Uma Atividade De Natureza Sociocognitiva
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v11i28.35099Resumen
Este artigo tem como objetivo analisar a natureza sociocognitiva da construção dos referentes nos textos. Para a realização deste trabalho, seguimos o pressuposto de que a ação de referir se constitui como uma atividade em que a realidade é reconstruída mediante o processo de interação, com base nas atividades sociocognitivas empreendidas pelos interlocutores. Estabelecemos como questão principal de nosso estudo analisar como as expressões referenciais e as demais pistas linguísticas que auxiliam na construção dos processos referenciais evidenciam a natureza sociocognitiva do fenômeno da referenciação. Em nossa análise, examinamos a natureza eminentemente sociocognitiva do fenômeno da referenciação em três textos pertencentes ao gênero piada. Concluímos, com a análise dos textos, que o processo referencial é essencialmente sociocognitivo, uma vez que os aspectos sociais e o aparato cognitivo se entrelaçam na compreensão dos textos, o que demarca o caráter essencialmente dinâmico do processo. Para a realização deste estudo, adotamos como pressupostos teóricos os postulados da referenciação, conforme, sobretudo, Mondada e Dubois (2003), Cavalcante (2012), Custódio Filho (2011) e Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014).
Descargas
Descargas
Publicado
Versiones
- 30-08-2021 (2)
- 29-08-2021 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 PERcursos Linguísticos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS