O Processo De Construção De Referentes No Texto: Uma Atividade De Natureza Sociocognitiva

Autores

  • José Alves Ferreira Neto Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v11i28.35099

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a natureza sociocognitiva da construção dos referentes nos textos. Para a realização deste trabalho, seguimos o pressuposto de que a ação de referir se constitui como uma atividade em que a realidade é reconstruída mediante o processo de interação, com base nas atividades sociocognitivas empreendidas pelos interlocutores. Estabelecemos como questão principal de nosso estudo analisar como as expressões referenciais e as demais pistas linguísticas que auxiliam na construção dos processos referenciais evidenciam a natureza sociocognitiva do fenômeno da referenciação. Em nossa análise, examinamos a natureza eminentemente sociocognitiva do fenômeno da referenciação em três textos pertencentes ao gênero piada. Concluímos, com a análise dos textos, que o processo referencial é essencialmente sociocognitivo, uma vez que os aspectos sociais e o aparato cognitivo se entrelaçam na compreensão dos textos, o que demarca o caráter essencialmente dinâmico do processo. Para a realização deste estudo, adotamos como pressupostos teóricos os postulados da referenciação, conforme, sobretudo, Mondada e Dubois (2003), Cavalcante (2012), Custódio Filho (2011) e Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014).

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Publicado

29-08-2021 — Atualizado em 30-08-2021

Versões

Como Citar

FERREIRA NETO, José Alves. O Processo De Construção De Referentes No Texto: Uma Atividade De Natureza Sociocognitiva. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 11, n. 28, p. 88–108, 2021. DOI: 10.47456/pl.v11i28.35099. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/35099. Acesso em: 20 abr. 2024.