Os Gêneros Digitais Como Ferramenta Para O Ensino Da Leitura No Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v11i29.36613Resumen
: Este artigo tem como objetivo apresentar as capacidades de linguagem que alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental desenvolveram para a leitura de um gênero digital: o anúncio publicitário veiculado pelo Facebook, ao final da implementação de uma sequência didática de gêneros. Norteados pelos pressupostos teórico-metodológicos constituídos pela vertente didática do Interacionismo Sociodiscursivo, construímos uma proposta interventiva, implementamos em sala de aula e analisamos quais capacidades de linguagem para a leitura do gênero em questão os estudantes aprimoraram. O foco principal do trabalho didático foi construir atividades que ajudassem os discentes a apreenderem e compreenderem os recursos persuasivos que constituem o anúncio publicitário do Facebook; além disso, por tratar-se de uma proposição norteada por uma problemática social, a intenção foi contribuir com ações que levassem os indivíduos ao uso consciente de produtos e serviços. Os resultados demonstraram que os estudantes-participantes identificaram e compreenderam as principais estratégias persuasivas que o referido gênero textual emprega, as quais podem levar ao consumismo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 PERcursos Linguísticos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS