O Formato Das Tiras No Instagram E A Construção De Sentido
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v11i29.36742Resumen
Sob uma perspectiva histórica, o desenvolvimento da linguagem dos quadrinhos esteve relacionado aos seus suportes e, nesse sentido, as tiras foram impactadas pelas mudanças mercadológicas empreendidas pelo seu principal suporte, o jornal. Devido à migração das tiras para outros suportes, questiona-se, todavia, se o formato apresentado por elas em suporte digital interfere na construção de sentido por parte do leitor. Considerando a hipótese de que o formato da tira, adequado ao suporte, interage com o processamento textual e interfere na compreensão do leitor, verificou-se como o formato composicional apresentado pelas tiras no Instagram interfere na construção de sentido por parte do leitor. Para tal, adotou-se uma concepção abrangente de texto, em uma perspectiva sociocognitiva interacional, que integra vários modos de linguagem. Foram analisados dois perfis autorais no Instagram, em que se examinou as tiras adaptadas do jornal (suporte impresso) e outras veiculadas especificamente no Instagram (suporte digital). Os resultados demonstraram que o leitor cria expectativas de leitura com base no formato apresentado e que as alterações podem mudar o processamento textual e potencializar, ou suprimir, aspectos que envolvem a leitura dos textos em quadrinhos.
Palavras-chave: Tiras. Texto. Leitura. Sentido. Rede social.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 PERcursos Linguísticos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS