Leitura E Escrita:Uma Proposta De Reflexão E Análise Sobre A Língua Com O Gênero Textual Autobiografia

A PROPOSAL FOR REFLECTION AND ANALYSIS ON LANGUAGE WITH THE TEXTUAL GENRE AUTOBIOGRAPHY

Autores/as

  • Maria Aparecida Alves de Oliveira Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
  • Francisco Fábio Pinheiro de Vasconcelos Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v12i31.38725

Palabras clave:

Revisão textual, Reescrita textual, Autobiografia

Resumen

RESUMO: Este artigo apresenta uma oficina de Língua Portuguesa sobre leitura, escrita, reescrita e revisão textual com o gênero autobiografia, desenvolvida em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental: Anos Finais, do colégio Municipal João Primo da Silva da cidade de Mulungu do Morro no estado da Bahia, Brasil. A finalidade dessa apresentação é a de contribuir, no sentido de lançar vários olhares para o texto, compreendendo-o quanto a sua situação de produção, quanto a sua função social, quanto ao seu gênero e quanto às marcas linguísticas que o constitui. Inicialmente, conceitua-se concepção de linguagem, gênero discursivo e/ou textual e a modalidade organizativa sequência didática (SD). Em seguida aborda a leitura de textos autobiográficos, trata da produção de texto e finaliza discutindo sobre revisão e reescrita textual.

PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Escrita. Revisão textual. Reescrita textual. Autobiografia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisco Fábio Pinheiro de Vasconcelos, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Francisco Fábio Pinheiro de Vasconcelos
ffpvasconcelos@uefs.br
Professor titular da Universidade Estadual de Feira de Santana
(departamento de Educação)

Citas

ANDRADE, Carlos Drummond (1902-1987). Biblioteca verde. Disponível em:https://gestaoescolar.org.br/conteudo/599/textos-para-leitura-inicial-na-formacao-em-literatura-juvenil. Acesso em 19/02/2022

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal / Mikhail Bakhtin [tradução feita a partir do francês por Maria Emsantina Galvão G. Pereira revisão da tradução Marina Appenzellerl. 2 cd. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BENTES, Christina & LEITE, Marli Quadros. Linguística do texto e análise da conversação: panorama das pesquisas no Brasil. São Paulo. Cortez, 2010.

BRASIL. Base nacional comum curricular. 3ª versão revisada, Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em 18/05/2022.

CORTELLA, Mário Sergio. Qual é a tua obra? Inquietações propositivas sobre a gestão, liderança e ética. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes; 2009.

COSTA VAL, Maria da Graça. A gramática do texto, no texto. Revista de Estudos da Linguagem. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, v.10, n.2, jul./dez. 2002, p. 107-134.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências Didáticas: Para o Oral e a Escrita: Apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras, 2004. p. 95-128.

GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. São Paulo: Anglo, 2012.

KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 2002.

KOCH, Ingedore Villaça. Ler e compreender: os sentidos do texto/Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2008.

LUFT, Celso Pedro. Língua e Liberdade. 8 ed. São Paulo: Editora Ática, 2006.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade / Gêneros textuais e ensino / organizadores Ângela Paiva Dionísio, Anna Rachel Machado, Maria Auxiliadora Bezerra. - 5.ed. - Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/133018/mod_resource/content/3/Art_Marcuschi_G%C3%AAneros_textuais_defini%C3%A7%C3%B5es_funcionalidade.pdf. Acesso em 27/05/2022.

NEVES, Iara Conceição Bitencout; SOUZA, Jusamara Vieira; SCHÃFFER, Neiva Otero; GUEDES, Paulo Coimbra; KLUSENDER, Renita. Ler e escrever: Compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.

ORLANDI, Enide Lourdes Puccinelli. Análise do Discurso: Princípios e Procedimentos. 7ª edição. Campinas, São Paulo: Pontes, 2007.

POSSENTI, Sírio. Sobre o ensino de português na escola. In: GERALDI, J.W. (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Anglo, 2012.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

SORRENTI, Neusa. Borboletas na chuva. São Paulo: SOMOS educação, 2018.

SOUZA, Renata Junqueira de; FEBA, Berta Lúcia Tagliari (organizadoras). Leitura literária na escola: reflexões e propostas na perspectiva do letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011.

WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. 2º ed. São Paulo: Ática, 2002.

YOUSAFZAI, Malala (2013). Eu Sou Malala. Autobiografia. Disponível em: https://armazemdetexto.blogspot.com/2021/03/autobiografia-nasce-uma-menina.html. Acesso em 30/05/2022.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Publicado

03-10-2022

Cómo citar

ALVES DE OLIVEIRA, Maria Aparecida; PINHEIRO DE VASCONCELOS, Francisco Fábio. Leitura E Escrita:Uma Proposta De Reflexão E Análise Sobre A Língua Com O Gênero Textual Autobiografia: A PROPOSAL FOR REFLECTION AND ANALYSIS ON LANGUAGE WITH THE TEXTUAL GENRE AUTOBIOGRAPHY. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 12, n. 31, p. 241–260, 2022. DOI: 10.47456/pl.v12i31.38725. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/38725. Acesso em: 17 jul. 2024.