ATLAS TOPONÍMICO DO TOCANTINS (ATT): CRIAÇÃO DE UM SOFTWARE PARA A CATALOGAÇÃO DOS DADOS DAS FICHAS LEXICOGRÁFICO-TOPONÍMICAS

Autores/as

  • Karylleila Santos Andrade Universidade Federal do Tocantins

Resumen

Esta proposta é um recorte do ATT – Atlas Toponímico do Tocantins cujo objetivo geral é a criação de um software para catalogar as informações registradas nas 120 fichas lexicográfico-toponímicas, resultado do trabalho de coleta e análise de dados, provenientes dos mapas dos 139 municípios do estado do Tocantins. A ficha apresenta aspectos  linguísticos, históricos, geográficos, etimológicos, taxionômicos (natureza física ou antropocultural). Os elementos que compõem a ficha lexicográfico-toponímica, especificada neste trabalho, são característicos do estudo onomástico. Ao identificarem-se os signos motivadores, suas origens e sua evolução toponímica, resgatam-se os valores inseridos na base histórico-social da região estudada. O levantamento dos dados para montagem da ficha  estimula o saber-conhecer da história da comunidade, assim como, auxilia na compreensão da cosmovisão individual e coletiva que forma a identidade cultural e linguística de uma região, no caso, o território tocantinense.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Karylleila Santos Andrade, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Letras pela Universidade do Tocantins (1993), mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professora adjunta do curso de Artes e do Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado em Ensino de Língua e Literatura, da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase no ensino do Léxico e em Onomástica/Toponímia.

Publicado

12-12-2013

Cómo citar

ANDRADE, Karylleila Santos. ATLAS TOPONÍMICO DO TOCANTINS (ATT): CRIAÇÃO DE UM SOFTWARE PARA A CATALOGAÇÃO DOS DADOS DAS FICHAS LEXICOGRÁFICO-TOPONÍMICAS. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 29–41, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/3902. Acesso em: 22 nov. 2024.