Leitura, Argumentação E Referenciação: Uma Possibilidade De Exploração Textual Para A Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v13i35.42330Palabras clave:
Leitura. Argumentação. Referenciação. Educação Básica.Resumen
No presente artigo, discutimos a importância da referenciação no processo de leitura, principalmente considerando as contribuições da Linguística do Texto e as implicações para o trabalho do professor em sala de aula. Para tanto, inicialmente, tecemos considerações teóricas sobre leitura (KOCH, 2002, 2015; KOCH e ELIAS, 2012, 2016; SOLÉ, 1998), argumentação (KOCH e ELIAS, 2014a, 2014b, 2016; CAVALCANTE et al, 2014) e referenciação (especialmente a partir de KOCH, 2002; 2015). Na sequência, realizamos a análise de um artigo de opinião que aborda uma questão polêmica a qual ganhou grande repercussão na mídia, com ênfase sobre o emprego da referenciação no texto e o impacto do uso desses elementos para a leitura. Por fim, apresentamos uma possibilidade de exploração do referido texto, com o propósito de que, a partir de adaptações e ampliações realizadas pelos docentes, venha a contribuir para a qualificação da competência leitora de textos argumentativos pelos alunos da Educação Básica.
Descargas
Citas
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BEAUGRANDE, Robert-Alain de. New foundations for a Science of text and discourse: cognition, communication, and de freedom of access to knowledge and Society. Norwood: New Jersey, 1997.
BRÄKLING, Kátia Lomba. Trabalhando com artigo de opinião: re-visitando o eu no exercício da ressignificação da palavra do outro. In: ROJO, Roxane (Org.). A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. Campinas: Mercado de Letras, 2000.
BUCCI, Eugênio. A profanação da Kombi. Disponível em: https://www.brasil247.com/blog/a-profanacao-da-kombi. Acesso em: 10 ago. 2023.
CAVALCANTE, Mônica Magalhães; et al. Linguística Textual: conceitos e aplicações. Campinas: Pontes editores, 2022.
GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Desvendando os segredos do texto. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Introdução à Linguística Textual: trajetória e grandes temas. São Paulo: Contexto, 2015.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2012.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2014a.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2014b.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; ELIAS, Vanda Maria. O texto na linguística textual. In BATISTA, R. O. (Org). O texto e seus conceitos. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 PERcursos Linguísticos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS