EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
PRECONCEITOS E A RESPONSABILIDADE PELO OUTRO
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v14i36.44311Palabras clave:
Educação inclusiva, PCDs, Ética, Decolonialidade, NarrativasResumen
RESUMO: Como grande parte da população, professores também olham para as pessoas com deficiência (PCDs) com uma certa estranheza, a qual é desenhada a partir de uma lógica colonizadora, planificadora, dualista e abissal (Santos, 2010) que busca invisibilizar as alteridades, seus corpos, suas histórias, conhecimentos e saberes experienciados. Tendo o professor papel fundamental na implementação das políticas de inclusão, faz-se necessário problematizar essa resistência que o impede de realizar o seu papel como profissional e como cidadão. O objetivo deste trabalho é, por meio de relatos de experiência, compartilhar e discutir vivências na educação inclusiva que revelem não somente preconceitos e tensões, mas também a tomada de responsabilidade ética pelo outro. A análise dessas experiências é feita à luz da teoria decolonial, da filosofia levinasiana, e de Freire (2022 [1996]). As reflexões tecidas neste estudo apontam para o reconhecimento dos sujeitos e suas alteridades e a (pre)valência da ética, como preconiza Levinas (1998). Esperamos que este trabalho promova aproximações críticas e pontes desejáveis entre os diversos sujeitos e o nosso fazer pedagógico.
PALAVRAS-CHAVE: Educação inclusiva. PCDs. Ética. Decolonialidade. Narrativas.
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