HUMOR E RESILIÊNCIA: AS IMPLICATURAS NAS TIRAS “SUPER NORMAIS”
Resumo
As histórias em quadrinhos são presença marcante em inúmeras esferas midiáticas. Entre a gama de gêneros autônomos que compõe este hipergênero, está o que chamamos de tiras em quadrinhos. Neste trabalho, estamos focalizando as tiras “Super Normais”, que abordam as dificuldades e os preconceitos enfrentados por pessoas com deficiência, no cenário atual. Assim, o foco desta pesquisa é desenvolver uma análise pragmática do conteúdo dessas tiras, tendo como base os ensinamentos Grice ([1975]1982), que nos auxiliam a identificar nos textos as implicaturas que dirigem no sentido de inferências ligadas à intenção do autor. No que se refere à linguagem humorística, buscamos auxílio, principalmente, nas teorias de Bergson (1987) e Propp (1992), que relacionam a comicidade com o riso, Lins e Gonçalves (2013), que analisam o cômico em gêneros dos quadrinhos e Gomes (2008), que trata da questão da resiliência realizada a partir de um comportamento bem-humorado. Esse aparato teórico nos dá a possibilidade de observar elementos verbais e visuais na condução da busca do sentido pretendido no corpus em questão.
Palavras-chave: Quadrinhos. Tiras. Implicaturas. Humor. Resiliência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS