ANÁLISE DO CADERNO VIRTUAL PONTOS DE VISTA DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCREVENDO O FUTURO

Autores

  • Gabriela Moch Schmidt Mestranda em Linguística Aplicada no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Professora de Língua Portuguesa na Prefeitura Municipal de Canoas/RS.
  • Juliana Roquele Schoffen Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Este artigo analisa o Caderno Virtual Pontos de Vista, material elaborado pela Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, que apresenta uma sequência didática para o ensino do gênero artigo de opinião. Para guiar nossa análise, usamos o conceito de Sequência Didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), a descrição e análise do gênero artigo feita por Rodrigues (2005) e outros referencias teóricos relativos à avaliação no âmbito do ensino de línguas. Enfocamos a análise do Caderno em alguns aspectos: a forma como a Olimpíada aborda o gênero artigo de opinião; a correspondência entre o proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e a sequência didática apresentada pela Olimpíada; o modo como o tema da avaliação é desenvolvido no Caderno. Ao longo da análise, levantamos algumas problematizações e apontamos caminhos possíveis para um aprimoramento do Caderno com o objetivo de contribuir com o trabalho da Olimpíada, projeto tão importante para o ensino de escrita e leitura na rede pública de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Moch Schmidt, Mestranda em Linguística Aplicada no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Professora de Língua Portuguesa na Prefeitura Municipal de Canoas/RS.

Licenciada em Letras – Língua Portuguesa e suas literaturas e Língua Espanhola e suas literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mestranda em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Professora de Língua Portuguesa na Prefeitura Municipal de Canoas/RS.

Juliana Roquele Schoffen, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Linguística Aplicada

Professora do Instituto de Letras da UFRGS

Downloads

Publicado

25-12-2017

Como Citar

SCHMIDT, Gabriela Moch; SCHOFFEN, Juliana Roquele. ANÁLISE DO CADERNO VIRTUAL PONTOS DE VISTA DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCREVENDO O FUTURO. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 48–69, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/17334. Acesso em: 29 mar. 2024.