ANÁLISE DO CADERNO VIRTUAL PONTOS DE VISTA DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCREVENDO O FUTURO
Resumo
Este artigo analisa o Caderno Virtual Pontos de Vista, material elaborado pela Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, que apresenta uma sequência didática para o ensino do gênero artigo de opinião. Para guiar nossa análise, usamos o conceito de Sequência Didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), a descrição e análise do gênero artigo feita por Rodrigues (2005) e outros referencias teóricos relativos à avaliação no âmbito do ensino de línguas. Enfocamos a análise do Caderno em alguns aspectos: a forma como a Olimpíada aborda o gênero artigo de opinião; a correspondência entre o proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e a sequência didática apresentada pela Olimpíada; o modo como o tema da avaliação é desenvolvido no Caderno. Ao longo da análise, levantamos algumas problematizações e apontamos caminhos possíveis para um aprimoramento do Caderno com o objetivo de contribuir com o trabalho da Olimpíada, projeto tão importante para o ensino de escrita e leitura na rede pública de ensino.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS