A MÍDIA IMPRESSA E O ENSINO DE LEITURA NA EJA: NOVOS OLHARES E PERSPECTIVAS DE ANÁLISE
Resumo
A instituição jornalística, no processo de representação da realidade, recorre a inúmeras estratégias linguístico-discursivas para marcar o seu posicionamento e garantir a adesão de seu interlocutor. Cumpre-nos, com este estudo, responder ao seguinte questionamento: Que estratégias, no ensino de leitura e análise de gêneros da esfera jornalística, são eleitas pelo professor na EJA? Assim, objetivamos investigar as estratégias eleitas pelo professor para o ensino da notícia, gênero da esfera jornalística. Para tanto, dialogamos com Charaudeau (2009, 2012); Bucci (2003), tratando das estratégias linguístico-discursivas utilizadas pela instância midiática no processo de construção da realidade discursiva. Apresentamos noções sobre multimodalidade discursiva a partir de Dionísio (2005); Kress, van Leeuwen (1996). Metodologicamente, analisamos os encaminhamentos sugeridos por uma professora da modalidade EJA para trabalhar com uma notícia, publicada em um jornal impresso, em uma aula de leitura e, em seguida, propusemos a análise das estratégias linguístico-discursivas eleitas por uma instituição midiática para a construção da realidade discursiva. Sugerimos ao professor alguns encaminhamentos a fim de que, ao discutir textos da esfera jornalística com seus alunos, possam eleger estratégias de ensino que contemplem os recursos utilizados pelas instituições jornalísticas midiáticas para construir versões da realidade e, consequentemente, manipulação dos enunciatários para a produção de consenso.Downloads
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