Curadoria Literária No Pibid De Português Da Ufrj E Colégio Pedro Ii

Autores

  • Marcos Scheffel UFRJ
  • Yandara Virginia Ribeiro Costa Moreira Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v11i27.33885

Resumo

A escolha de obras literárias para serem lidas na escola – ou curadoria literária –  é uma tarefa que pressupõe um grande poder por parte dos professores e dos sistemas de ensino (BAJOUR 2012; ANDRUETTO 2017; COLOMER 2017). Não é um gesto neutro, pois escolhemos e descartamos, dizemos se tal obra fará parte do cânone escolar ou não. Em torno da escolha de uma obra uma série de questões aparecem para os professores: interesses dos alunos, grau de maturidade dos leitores, temas e problemas a serem discutidos, gêneros importantes na tradição escolar, recomendações de documentos oficias, currículos escolares, interesses do mercado editorial entre outros. Em meio a tudo isto deve-se ainda priorizar a qualidade literária e estética das obras para que os alunos tenham um contato significativo com a literatura e com a educação literária (BAJOUR 2012; ANDRUETTO 2017; COLOMER 2017). Acreditamos que a discussão de critérios para escolha de obras literárias (curadoria) é um importante saber a ser desenvolvido ao longo da formação inicial de futuros professores. Todas estas questões aqui postas foram amplamente discutidas ao longo do Programa de Iniciação à Docência na parceria que se estabeleceu entre a UFRJ e Colégio Pedro. Apresentamos aqui algumas considerações a respeito do tema e alguns resultados obtidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yandara Virginia Ribeiro Costa Moreira, Colégio Pedro II

Mestrado em Letras: Estudos Literários (UFJF-2014), Especialização em Estudos Literária (2011-UFJF), Licenciada em Português (UFJF-2010).

 

Downloads

Publicado

19-04-2021

Como Citar

SCHEFFEL, Marcos; MOREIRA, Yandara. Curadoria Literária No Pibid De Português Da Ufrj E Colégio Pedro Ii. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 11, n. 27, p. 231–248, 2021. DOI: 10.47456/pl.v11i27.33885. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/33885. Acesso em: 25 nov. 2024.