Residência Pedagógica E Formação De Professores Em Alagoas: Vivências E Reflexões Sobre O Ensino De Língua Espanhola

Autores

  • Danillo Silva Feitosa Ufal/Fale
  • Jade Neves de Moura Araujo UFAL
  • Flávia Colen Meniconi UFAL
  • Sérgio Ifa UFAL

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v11i27.34017

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar algumas reflexões a respeito de uma investigação desenvolvida no Programa Residência Pedagógica (PRP - Espanhol), em especial no que diz respeito à formação continuada de duas professoras preceptoras participantes do referido programa. Teoricamente, baseamo-nos na formação de professores (NÓVOA, 1995; DELORS, 2013; MARQUES; PIMENTA, 2015) e na perspectiva do letramento crítico (DUBOC, 2016; MOTTA, 2008; JANKS, 2016). Buscamos, neste estudo, evidenciar a necessidade da formação e da motivação do profissional da educação em relação à construção de novos conhecimentos, respaldados pelo desenvolvimento da criticidade, reflexão e transformação da prática pedagógica situada. Os instrumentos de coleta de dados da pesquisa qualitativa foram entrevistas com as preceptoras e relatos dos alunos residentes. Como resultado da investigação, verificamos que a Residência Pedagógica Espanhol proporcionou às docentes a possibilidade de refletirem acerca da importância da formação continuada, (re)pensarem suas práticas pedagógicas e de ressignificarem-nas.

Palavras-chave: Programa Residência Pedagógica. Formação de professores. Letramento crítico. Língua espanhola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jade Neves de Moura Araujo, UFAL

Mestra em Letras e Linguística pelo Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística (PPGLL/FALE/UFAL) e graduada em Letras - Espanhol pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas.

Flávia Colen Meniconi, UFAL

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas. Professora adjunta do curso de Letras Espanhol da Universidade Federal de Alagoas.

Sérgio Ifa, UFAL

Doutor em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor associado do curso Letras Inglês e do programa de pós graduação dem Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas.

Downloads

Publicado

19-04-2021

Como Citar

SILVA FEITOSA, Danillo; NEVES DE MOURA ARAUJO, Jade; COLEN MENICONI, Flávia; IFA, Sérgio. Residência Pedagógica E Formação De Professores Em Alagoas: Vivências E Reflexões Sobre O Ensino De Língua Espanhola. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 11, n. 27, p. 58–77, 2021. DOI: 10.47456/pl.v11i27.34017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/34017. Acesso em: 17 jul. 2024.