Residência Pedagógica E Formação De Professores Em Alagoas: Vivências E Reflexões Sobre O Ensino De Língua Espanhola

Autores/as

  • Danillo Silva Feitosa Ufal/Fale
  • Jade Neves de Moura Araujo UFAL
  • Flávia Colen Meniconi UFAL
  • Sérgio Ifa UFAL

DOI:

https://doi.org/10.47456/pl.v11i27.34017

Resumen

Este trabalho tem por objetivo apresentar algumas reflexões a respeito de uma investigação desenvolvida no Programa Residência Pedagógica (PRP - Espanhol), em especial no que diz respeito à formação continuada de duas professoras preceptoras participantes do referido programa. Teoricamente, baseamo-nos na formação de professores (NÓVOA, 1995; DELORS, 2013; MARQUES; PIMENTA, 2015) e na perspectiva do letramento crítico (DUBOC, 2016; MOTTA, 2008; JANKS, 2016). Buscamos, neste estudo, evidenciar a necessidade da formação e da motivação do profissional da educação em relação à construção de novos conhecimentos, respaldados pelo desenvolvimento da criticidade, reflexão e transformação da prática pedagógica situada. Os instrumentos de coleta de dados da pesquisa qualitativa foram entrevistas com as preceptoras e relatos dos alunos residentes. Como resultado da investigação, verificamos que a Residência Pedagógica Espanhol proporcionou às docentes a possibilidade de refletirem acerca da importância da formação continuada, (re)pensarem suas práticas pedagógicas e de ressignificarem-nas.

Palavras-chave: Programa Residência Pedagógica. Formação de professores. Letramento crítico. Língua espanhola.

Biografía del autor/a

  • Jade Neves de Moura Araujo, UFAL

    Mestra em Letras e Linguística pelo Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística (PPGLL/FALE/UFAL) e graduada em Letras - Espanhol pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas.

  • Flávia Colen Meniconi, UFAL

    Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas. Professora adjunta do curso de Letras Espanhol da Universidade Federal de Alagoas.

  • Sérgio Ifa, UFAL

    Doutor em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor associado do curso Letras Inglês e do programa de pós graduação dem Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas.

Publicado

19-04-2021

Cómo citar

Residência Pedagógica E Formação De Professores Em Alagoas: Vivências E Reflexões Sobre O Ensino De Língua Espanhola. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 11, n. 27, p. 58–77, 2021. DOI: 10.47456/pl.v11i27.34017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/34017. Acesso em: 26 dec. 2025.