Plataforma Teams: Interação E Ensino
DOI:
https://doi.org/10.47456/pl.v11i29.36614Resumo
Frente ao isolamento social, muitas escolas ofereceram o ensino remoto aos estudantes, para manter as aulas, mesmo a distância. Assim, muitos alunos e professores passaram a utilizar as plataformas digitais como espaço de sala de aula. Nesse contexto, o ensino de leitura e escrita assume relevante função, uma vez que os textos produzidos e compartilhados por professores e alunos advêm dos recursos de multimídias, disponíveis no contexto digital. A partir desse cenário, temos como objetivo, neste artigo, propor uma discussão sobre como esses textos ambientados em plataforma digital – hipertextos – são constituídos em termos de características, aspectos contextuais, multimodais, composicionais, interacionais e quais são os tipos de interação que esses textos produzem em um ambiente de ensino. Com fundamentação teórica na Linguística Textual de perspectiva sociocognitiva e interacional, o trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo, tendo sido selecionados como corpus hipertextos ambientados na plataforma Teams, na qual alunos e professores criam conteúdo e compartilham recursos de maneira integrada. Os resultados encontrados apontam que o uso da plataforma Teams como sala de aula pode ampliar as perspectivas teórico metodológicas para o ensino de leitura e escrita em ambiente digital, bem como as novas formas de interação, tornando o aluno autônomo, mais crítico, podendo alternar papeis de leitor e produtor de textos multimodais, de forma mais lúdica.
Palavras-chave: Hipertexto. Interação. Ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 PERcursos Linguísticos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor de submissão à Revista PERcursos Linguísticos cede os direitos autorais à editora da revista (Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFES), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Os trabalhos aqui apresentados utilizam a licença Creative Commons CC BY: Attribution- NonCommercial- NoDerivatives 4.0 International. Para mais informações, verificar: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Os trabalhos na revista são arquivados pelo sistema Rede de Preservação PKP (PKP PN) e LOCKSS