GESTÃO DE EQUIPAMENTOS CULTURAIS COM BASE NA IDENTIDADE TERRITORIAL
DOI:
https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.7.2.17522.7-42.Resumo
Equipamentos culturais (teatros, cinemas, bibliotecas, galerias, centros culturais, salas de concerto, museus etc.) exercem um relevante papel social, econômico e cultural nos territórios criativos. Todavia, a gestão dessas organizações representa muitos desafios territoriais e identitários para seus gestores. O objetivo deste artigo é formular, discutir e propor estratégias de gestão que considerem plenamente o território e suas originalidades identitárias. A metodologia de pesquisa baseia-se em uma pesquisa-ação realizada com um grupo de gestores de 11 equipamentos culturais da cidade de Salvador, Bahia. As estratégias envolvem princípios, procedimentos e práticas que integram a identidade territorial à atividade regular de gestão de equipamentos culturais. A integração ocorre a partir do alinhamento da cultura, imagem e visão da organização dentro de uma preocupação territorial. A adoção destas estratégias pretende potencializar ganhos organizacionais, interorganizacionais e territoriais. A vocação primeira dessa pesquisa é profissional, pautada pela sua relevância sócio-prática junto a gestores e formuladores de políticas públicas.
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