GESTÃO ESTRATÉGICA NA CAFEICULTURA: O CASO DO GRUPO PORTEIRA
DOI:
https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.7.2.21342.158-183.Resumo
O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café e é o segundo maior consumidor mundial de café. A qualidade é um fator determinante do preço e fator imprescindível para a aceitação do café no comércio internacional, especialmente, num setor caracterizado por alta competitividade. Neste sentido, o processo decisório e a adoção de práticas sustentáveis de produção têm apresentado impacto significativo no alcance dos objetivos empresariais de empresas rurais. Este artigo tem como objetivo identificar as práticas estratégicas adotadas em uma empresa que produz cafés especiais, a partir das quais, seus resultados têm sido diferenciados em relação à outras empresas tradicionais. Trata-se de um estudo qualitativo, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas. Resultados demonstraram que os resultados financeiros obtidos foram melhorados em função da adoção de práticas estratégicas diferenciadas, com maior foco na qualidade do produto, como também na adoção de práticas sustentáveis.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos originais aprovados serão automaticamente transferidos à Revista, como condição para sua publicação, e para encaminhamentos junto às bases de dados de indexação de periódicos científicos.
Esta cessão passará a valer a partir da submissão do manuscrito, em formulário apropriado, disponível no Sistema Eletrônico de Editoração da Revista.
A revista se reservará o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos(as) autores(as).
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As provas finais serão encaminhadas aos(às) autores(as).
Os trabalhos publicados passarão a ser de propriedade da Revista, ficando sua re-impressão (total ou parcial) sujeita à autorização expressa da Revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação: Revista Gestão & Conexões.
A Universidade Federal do Espírito Santo e/ou quaisquer das instâncias editoriais envolvidas com o periódico não se responsabilizarão pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos. As opiniões emitidas pelos(as) autores(as) dos artigos serão de sua exclusiva responsabilidade.
Em todo e qualquer tipo de estudo que envolva situações de relato de caso clínico é fundamental o envio de cópia do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado(s) pelo(s) paciente(s).