O efeito do apoio de marcas à causa LGBTQIAPN+ sobre a atitude e intenção de compra de consumidores da geração Z
DOI:
https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2025.14.1.44331.61.82Palavras-chave:
Propaganda, Causa LGBTQIAPN+, Atitude, Intenção de compra, Geração ZResumo
Empresas de diferentes segmentos estão incluindo pautas sociais em sua comunicação de marca. A causa LGBTQIAPN+, entre outras causas sociais, é utilizada para demonstrar apoio e esforços organizacionais por uma sociedade mais inclusiva. Apesar da prática, pouco se sabe sobre os reais benefícios que estas ações trazem para estas marcas e, ainda, se são adequadas a estas empresas. Buscando fornecer dados empíricos à estas questões, um estudo experimental, junto a 120 participantes, pertencentes à geração Z, foi conduzido. Avaliou-se o efeito de uma propaganda demonstrando comprometimento com a causa LGBTQIAPN+ (maior x menor) sobre as respostas de atitude em relação ao anúncio, à marca e intenção de compra. Concluiu-se que quanto maior o comprometimento percebido, maiores os índices de atitude em relação ao anúncio, à marca e de intenção de compra e, estes efeitos são moderados pelo posicionamento político e níveis de apoio a causas sociais dos respondentes.
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