ÉTICA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE: DILEMAS ENTRE O ENSINO E O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO EGRESSO
DOI:
https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.4.2.8800.41-65.Abstract
Este ensaio tem o objetivo de analisar como o construto ético é tratado no âmbito da academia, cujo profissional desenvolve pragmaticamente o seu ofício. A proposta encaminha-se ora pelo viés que define as estratégias do processo de ensino-aprendizagem, ora pela discussão da temática na perspectiva de atuação dos egressos. Vale pontuar que, diante dos movimentos socioeconômicos vigentes, cabe às organizações – públicas, privadas e do terceiro setor – o papel de difundir as ações de caráter ético, tendo, do ponto de vista dos stakeholders, o respeito como determinante da conduta. Busca-se, ainda, identificar em que medida a questão ética é conduzida pelos professores, visando desenvolver perspectivas epistemológicas inspiradoras para a problematização desse conceito na vida profissional dos alunos. A abordagem do tema apropria indicadores sobre esse conceito no ambiente acadêmico – tomando como parâmetro o modelo didático-pedagógico – e sua expectativa prática – se as orientações em sala contribuem para o exercício ético da profissão de administrador.
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