Historical Perspective in the Context of Organizational Culture in Acquisition Studies

Authors

  • Daniel Jardim Pardini Universidade FUMEC
  • Denise Campos Chaves Machado Universidade FUMEC
  • Gabriela Gabriela Silva Sardeiro de Oliveira Universidade FUMEC

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.6.2.12025.6-30.

Abstract

Neste estudo utilizamos a perspectiva histórica para analisar as manifestações da cultura organizacional na aquisição de empresas. Apesar de bastante sedimentada nos estudos organizacionais, ainda é incipiente a utilização do método histórico para intermediar a relação de construtos que demandam maiores investigações. O objetivo deste artigo é, por meio da abordagem histórica, contribuir para o entendimento da trajetória e dos traços culturais organizacionais no processo de aquisição de empresas. Neste sentido, adotamos os conceitos de cultura propagadora (também denominada parent, da organização adquirente) e cultura receptora (da organização adquirida). Os extratos de história oral coletados nas entrevistas permitiram reconstruir a cultura da empresa adquirida e compreender as manifestações culturais nas decisões e reações de executivos, grupos departamentais e funcionários quando da consolidação do processo de aquisição estudado. Os resultados do estudo demonstram que os contextos históricos das trajetórias culturais das organizações, além de refletirem na formação da cultura parente receptora, auxiliam no entendimento das manifestações culturais pós-aquisição.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Downloads

Additional Files

Published

21-06-2018

How to Cite

Pardini, D. J., Machado, D. C. C., & de Oliveira, G. G. S. S. (2018). Historical Perspective in the Context of Organizational Culture in Acquisition Studies. Management and Connections Journal, 6(2), 6–30. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.6.2.12025.6-30.

Issue

Section

Artigos