Síndrome de Burnout: Estudo com Professores da Rede Pública da Cidade de Farroupilha no Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.6.1.12157.40-63.Abstract
A síndrome de burnoutcostuma ser identificada em profissionais que trabalham diretamente com outras pessoas, como é o caso dos professores. Sendo assim, o estudo tem por objetivo analisar as dimensões da síndrome de burnoutem professores da rede pública de ensino da cidade de Farroupilha, no estado do Rio Grande do Sul. A amostra foi composta por 262 professores atuantes em 28 escolas municipais de Farroupilha, sendo que metodologicamente o estudo classifica-se por ter abordagem quantitativa, de natureza descritiva, utilizando para a coleta de dados o instrumento Maslach Burnout Inventory (MBI) na forma Educators Survey (ES), MBI-ES, criado exclusivamente para a identificação da síndrome em professores. Os resultados evidenciam baixo nível de exaustão e despersonalização, e alto nível de realização profissional nos professores, ou seja, não foram percebidos sinais da síndrome de burnoutna amostra pesquisada.
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