As Universidades e as Transformações na Educação Superior: Um Estudo sobre a Teoria da Complexidade
DOI:
https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2019.8.2.22013.25-43Abstract
Este artigo se configura como um ensaio teórico e tem como objetivo discutir a problemática sobre como as universidades podem ser compreendidas à luz da teoria da complexidade. Isso se explica porque, para além da natureza complexa das organizações de ensino, é observado que as universidades vêm respondendo frente à complexidade do contexto de transformação da educação superior. Para isso, foram utilizados os conceitos de sistemas adaptativos complexos e de organização auto-organizante, de processos interpretativos e de compartilhamento de significados, além de artigos sobre o tema. Associados, esses conceitos contribuem, especialmente no contexto da educação superior brasileira, para o melhor conhecimento de como a teoria da complexidade pode ser útil no entendimento do ensino superior para além da lógica mercadológica existente, propondo a articulação da teoria com outros temas relacionados à educação, como a gestão universitária acadêmica e o desenvolvimento profissional de alunos e professores, por exemplo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais dos originais aprovados serão automaticamente transferidos à Revista, como condição para sua publicação, e para encaminhamentos junto às bases de dados de indexação de periódicos científicos.
Esta cessão passará a valer a partir da submissão do manuscrito, em formulário apropriado, disponível no Sistema Eletrônico de Editoração da Revista.
A revista se reservará o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos(as) autores(as).
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As provas finais serão encaminhadas aos(às) autores(as).
Os trabalhos publicados passarão a ser de propriedade da Revista, ficando sua re-impressão (total ou parcial) sujeita à autorização expressa da Revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação: Revista Gestão & Conexões.
A Universidade Federal do Espírito Santo e/ou quaisquer das instâncias editoriais envolvidas com o periódico não se responsabilizarão pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos. As opiniões emitidas pelos(as) autores(as) dos artigos serão de sua exclusiva responsabilidade.
Em todo e qualquer tipo de estudo que envolva situações de relato de caso clínico é fundamental o envio de cópia do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado(s) pelo(s) paciente(s).