Digital Preparation of Companies in the Pandemic Period: An Analysis of the Financial Services Sector of Maringá-PR
DOI:
https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2023.12.3.41074.121-142Keywords:
digital preparation, financial services, digital marketing, marketing 5.0, covid-19 pandemicAbstract
The advent of the covid-19 pandemic required changes in the way individuals interact with each other, in labor relations, and also in the consumption of goods and services, which have become much more digital. Thus, in this qualitative study we sought to analyze the digital preparation of companies in the financial services sector of Maringá-PR, from the impacts of the pandemic, according to the criteria of Marketing 5.0. 15 companies were interviewed, through a semi-structured script of questions. Then, the data were analyzed and the companies were framed in their respective digital preparation profiles. It was found that the companies grew in the pandemic period and used the learnings of this time to structure digital processes. However, your customers still have trust problems in entirely digital interactions, and therefore prefer to have the first physical contact before migrating to virtual interactions.
Downloads
References
Araújo, D. L. (2022). Marketing 5.0: a publicidade e as narrativas que conectam. Percursos & Ideias, 12(3), 20-26.
Arbelaez, D. A. C., Fierro, I. & Gavilanez, J. (2017). Digital marketing: a new tool for international education. Pensamiento y Gestión, 43, 240-260.
Assis, T. D. M. (2022). Marketing digital para empresas e os desafios de construir relevância e valor nas redes sociais (Doctoral dissertation).
Casagranda, Y. G., Rosa, R. O. & Spinelli, F. E. (2017). A importância do marketing digital utilizando a influência do comportamento do consumidor. Revista de Tecnologia Aplicada (RTA), 6(2), 28-39.
Cintra, F. C. (2010). Marketing Digital: a era da tecnologia on-line. Investigação, 10(1), 6-12.
Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá. Indicadores Econômicos Setoriais [CODEM]. s.d. CODEM. Recuperado de https://www.codem.org.br/c%C3%B3pia-de-c%C3%A2maras-t%C3%A9cnicas
Cruz, C. A. B., & Silva, L. L. (2014). Marketing digital: marketing para o novo milênio. Revista Científica do ITPAC, 7(2), s.p.
Emmanuel, S. P. C. (2020). Geração Z: quem são e como se comportam os jovens nascidos na era digital. Rio de Janeiro: Ebook. Empresaqui. (2022). Métricas. EmpresAqui. Recuperado de https://www.empresaqui.com.br/listas-empresasgclid=Cj0KCQjw_5unBhCMARIsACZyzS0jRsdtlwT5QjOYtseMu3mTKklJRhMNBQ9YrruGSBywR63LnU8xXk8aAhmFEALw_wcB
Facco, A. L. R., Garrido, I. & Sartori, P. P. (2022). Relações Interorganizacionais e Inovação: estudo de caso na indústria de serviços financeiros. Revista de Administração Mackenzie (RAM), 23(2), 1-28.
Federação Brasileira de Bancos. Pesquisa de tecnologia bancária [FEBRABAN]. (2021). Febraban. Recuperado de https://cmsarquivos.febraban.org.br/Arquivos/documentos/PDF/pesquisa-febraban-relatorio.pdf
Gusnia, A. R., Hermina, N. & Rahma, Y. D. (2022). Marketing 5.0 and consumer behavior of the millennial (GEN Z) generation as business performance boosting in covid-19 pandemic (case study: SMEs in West Java). Central Asia and the Caucasus, 23(1), 3732-3744.
Kannan, P. K. & Li, A. (2017). Digital marketing: a framework, review and research agenda. International Journal of Research in Marketing, 34(1) 22-45.
Kotler, P., Kartajaya, H. & Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade. Rio de Janeiro: Sextante, 256 p.
Oliveira, D. (2019). Marketing 1.0, 2.0 e 3.0: entenda sua evolução e diferenças. Blog da Soften Sistemas. Recuperado de https://blog.softensistemas.com.br/marketing-1-0-2-0-e-3-0/
Organização Pan-Americana de Saúde [OPAS]. (s.d.). Histórico da pandemia de Covid-19. OPAS. Recuperado de https://www.paho.org/pt/covid19/historico-dapandemia-covid-19
Robbins, S. P. (2005). Comportamento organizacional. 11 ed. São Paulo: Pearson Prentice, 560 p.
Rodrigues, P. H. (2021). Atendimento bancário na pandemia de Covid-19: percepção de bancários e de clientes diante da transformação digital. Dissertação (Programa Stricto Sensu em Governança, Tecnologia e Inovação) ‒ Universidade Católica de Brasília, Brasília.
Silva, R. S. et al. (2021). O papel da Telesaúde na pandemia Covid-19: uma experiência brasileira. Ciência & Saúde, 26(6), 2149-2157.
Souza, L. (2020). Transformação digital em relações de trabalho é acelerada por pandemia. Agência Brasil. Recuperado de https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/
noticia/2020-12/transformacao-digital-em-relacoes-de-trabalho-e-acelerada-porpandemia
SUPORTE ao planejamento socioeconômico de Maringá. (2017). Maringá 2047: uma visão de futuro. PWC. Recuperado de http://www.maringa.pr.gov.br/sistema/arquivos/masterplan/masterplan.pdf
Vindi, R. (2022). Serviços financeiros: crescimento acompanha a qualificação do mercado. VINDI. Recuperado de https://blog.vindi.com.br/servicos-financeiros/
Webshoppers. (2022). NielsenIQ Ebit. Webshoppers, 46ª ed. Versão Free. Recuperado de https://nielseniq.com/global/pt/landing-page/ebit/nielseniq-ebit-brasil/webshoppers/
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais dos originais aprovados serão automaticamente transferidos à Revista, como condição para sua publicação, e para encaminhamentos junto às bases de dados de indexação de periódicos científicos.
Esta cessão passará a valer a partir da submissão do manuscrito, em formulário apropriado, disponível no Sistema Eletrônico de Editoração da Revista.
A revista se reservará o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos(as) autores(as).
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As provas finais serão encaminhadas aos(às) autores(as).
Os trabalhos publicados passarão a ser de propriedade da Revista, ficando sua re-impressão (total ou parcial) sujeita à autorização expressa da Revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação: Revista Gestão & Conexões.
A Universidade Federal do Espírito Santo e/ou quaisquer das instâncias editoriais envolvidas com o periódico não se responsabilizarão pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos. As opiniões emitidas pelos(as) autores(as) dos artigos serão de sua exclusiva responsabilidade.
Em todo e qualquer tipo de estudo que envolva situações de relato de caso clínico é fundamental o envio de cópia do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado(s) pelo(s) paciente(s).