A sociabilidade e a forma de organizar: interpretações simmelianas em um projeto social

Authors

  • Carolina Dalla Chiesa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Silvia Regina Kihara Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.4.1.8404.187-209.

Abstract

A partir de um estudo de inspiração etnográfica, apresentamos os aspectos que possibilitaram a consecução de um projeto chamado Voto Como Vamos, tendo em vista suas condições de realização: um projeto de conscientização política realizado sem apoio institucional ou financeiro que sustentasse as atividades ao longo de seu planejamento e execução, e sem vínculos formais estabelecidos entre os participantes do projeto. Para tanto, enfocamos uma interpretação do cotidiano organizacional à luz da sociabilidade simmeliana, articulando essa reflexão à maneira pela qual o projeto foi organizado e aos interesses das pessoas que nele atuaram. As conclusões apontam para a compreensão da sociabilidade como um fundamento da ação organizacional, nesse caso, caracterizada como coletivista. Tanto a causa social do projeto como sua forma de organização – horizontal, com pouca hierarquia e informalidade – estão em intrínseca relação com a presença de interações da sociabilidade no cotidiano do grupo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Carolina Dalla Chiesa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestranda em Antropologia Social pela UFRGS.

Silvia Regina Kihara, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Administração pela UFRGS. Pesquisadora do IPM-Unisinos.

Published

22-06-2015

How to Cite

Chiesa, C. D., & Kihara, S. R. (2015). A sociabilidade e a forma de organizar: interpretações simmelianas em um projeto social. Management and Connections Journal, 4(1), 187–209. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.4.1.8404.187-209.

Issue

Section

Edição Especial: "Reinventando o Cotidiano Organizacional: organizar, praticar, representar”