Questões Centrais do Processo de Inovação Social no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2019.8.2.22022.105-117Resumen
A inovação social tem ganhado relevância no cenário internacional acadêmico com o surgimento, nos últimos 20 anos, de diversos grupos de pesquisa (CRISES, RQIS, TRANSIT etc.). Estes grupos têm se dedicado a estudar tanto os aspectos conceituais, referentes ao processo de inovação social, como para observar empiricamente o seu surgimento, barreiras e facilitadores. E no Brasil? O propósito deste artigo é avaliar se as mesmas questões centrais abordadas no exterior se aplicam a nossa realidade. Para tanto, foi realizada uma abordagem qualitativa de coleta e de observação de dados em quatro organizações que apresentaram algum tipo de inovação social no país. Como resultados, são destacadas diferenças significativas entre os casos estudados e as referências bibliográficas, indicando que precisam ser consideradas questões culturais no processo de inovação social, sensibilização e apoio de outros setores da economia, além do estabelecimento de um modelo de negócios claro, que se autossustente financeiramente.
Descargas
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais dos originais aprovados serão automaticamente transferidos à Revista, como condição para sua publicação, e para encaminhamentos junto às bases de dados de indexação de periódicos científicos.
Esta cessão passará a valer a partir da submissão do manuscrito, em formulário apropriado, disponível no Sistema Eletrônico de Editoração da Revista.
A revista se reservará o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos(as) autores(as).
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As provas finais serão encaminhadas aos(às) autores(as).
Os trabalhos publicados passarão a ser de propriedade da Revista, ficando sua re-impressão (total ou parcial) sujeita à autorização expressa da Revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação: Revista Gestão & Conexões.
A Universidade Federal do Espírito Santo e/ou quaisquer das instâncias editoriais envolvidas com o periódico não se responsabilizarão pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos. As opiniões emitidas pelos(as) autores(as) dos artigos serão de sua exclusiva responsabilidade.
Em todo e qualquer tipo de estudo que envolva situações de relato de caso clínico é fundamental o envio de cópia do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado(s) pelo(s) paciente(s).