As Identidades da Galeria do Maletta no Decorrer da sua História: um Espaço de Negócios, de Luxo, de Resistência Política e de Boemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2021.10.1.28682.121-143

Resumen

Atualmente, a Galeria do Maletta constitui um dos espaços cotidianos de destaque na cidade de Belo Horizonte devido à concentração de diversos negócios que revelam histórias próprias associadas a uma história coletiva da galeria. O objetivo deste artigo foi analisar a (re)construção das identidades da Galeria do Maletta no decorrer de sua história. Como técnicas de coleta de dados, utilizamos a pesquisa documental, observações sistemáticas no cotidiano da galeria e das organizações investigadas e entrevistas semiestruturadas com os comerciantes que ali trabalham. Os dados coletados foram analisados por meio da Análise do Discurso. Desse modo, constatamos que a identidade do Maletta passou por diversas transformações no decorrer de sua história, sendo apreendida como espaço de luxo, de resistência política, de boemia, etc. Nessas construções, destacamos os usos de diversas ferramentas históricas e espaciais, como imaginários sociais pré-estabelecidos, nós, redes e a demarcação de fronteiras com o restante da cidade

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Biografía del autor/a

Oscar Palma Lima, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS).

José Vitor Palhares, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor de Administração no Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Doutorando e mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS).

Alexandre de Pádua Carrieri, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenador do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS).

Marllon Emanoel Souza Medeiros Vasconcelos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). Membro do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS).

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Publicado

30-06-2021

Cómo citar

Palma Lima, O. ., Palhares, J. V., Carrieri, A. de P., & Vasconcelos, M. E. S. M. (2021). As Identidades da Galeria do Maletta no Decorrer da sua História: um Espaço de Negócios, de Luxo, de Resistência Política e de Boemia. "Revista Gestión Y Conexiones", 10(1), 121–143. https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2021.10.1.28682.121-143

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