Teoria do Nível de Interpretação: Revisão Sistemática da Literatura e Oportunidades de Pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2021.10.1.33641.47-72Palabras clave:
Teoria do Nível de Interpretação, Distância temporal, Distância espacial, Distância social, Distância hipotéticaResumen
O estudo objetiva mapear o uso da Teoria do Nível de Interpretação (Construal Level Theory - CLT) nas publicações em periódicos internacionais com vistas na identificação de oportunidades de pesquisas. Para análise bibliométrica e sistêmica foram selecionados 50 artigos de seis bases internacionais. Os resultados mostraram que a maioria dos estudos explora apenas uma dimensão psicológica. O uso simultâneo de diferentes dimensões psicológicas com o mesmo evento revela-se uma lacuna de pesquisa. Um número restrito de estudos investigou eventos organizacionais, o que caracteriza uma oportunidade de pesquisa. Destaca-se o exíguo acervo com a inserção desta teoria na análise de temas da área de administração e contabilidade. O uso da CLT é recente em estudos internacionais e apresenta diversas possibilidades de pesquisa, principalmente na área de administração e contabilidade. Sua exploração contribui para compreender por que pessoas interpretam os mesmos eventos de modo distinto e seus efeitos na tomada de decisões.
Descargas
Citas
Araújo, C. A. (2006). Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, 12(1), 11-32.
Bar-Anan, Y., Liberman, N., & Trope, Y. (2006). The association between psychological distance and construal level: Evidence from an implicit association test. Journal of Experimental Psychology: General, 135(4), 609-622. https://doi.org/10.1037/0096-3445.135.4.609
Berson, Y., Halevy, N., Shamir, B., & Erez, M. (2015). Leading from different psychological distances: A construal-level perspective on vision communication, goal setting, and follower motivation. The Leadership Quarterly, 26(2), 143-155. https://doi.org/10.1016/j.leaqua.2014.07.011
Bornemann, T., & Homburg, C. (2011). Psychological distance and the dual role of price. Journal of Consumer Research, 38(3), 490-504. https://doi.org/10.1086/659874
Cantor, D. E., & Macdonald, J. R. (2009). Decision-making in the supply chain: examining problem solving approaches and information availability. Journal of Operations Management, 27(3), 220-232. https://doi.org/10.1016/j.jom.2008.09.002
Dhar, R., & Kim, E. Y. (2007). Seeing the forest or the trees: Implications of construal level theory for consumer choice. Journal of Consumer Psychology, 17(2), 96-100. https://doi.org/10.1016/S1057-7408(07)70014-1
Elliott, W. B., Rennekamp, K. M., & White, B. J. (2015). Does concrete language in disclosures increase willingness to invest?. Review of Accounting Studies, 20(2), 839-865. https://doi.org/10.1007/s11142-014-9315-6
Eyal, T., Liberman, N., & Trope, Y. (2008). Judging near and distant virtue and vice. Journal of Experimental Social Psychology, 44(4), 1204-1209. https://doi.org/10.1016/j.jesp.2008.03.012
Fujita, K. (2008). Seeing the forest beyond the trees: A construal‐level approach to self‐control. Social and Personality Psychology Compass, 2(3), 1475-1496. https://doi.org/10.1111/j.1751-9004.2008.00118.x
Fujita, K., Henderson, M. D., Eng, J., Trope, Y., & Liberman, N. (2006). Spatial distance and mental construal of social events. Psychological Science, 17(4), 278-282. https://doi.org/10.1111/j.1467-9280.2006.01698.x
Henderson, M. D., Fujita, K., Trope, Y., & Liberman, N. (2006). Transcending the" here": the effect of spatial distance on social judgment. Journal of Personality and Social Psychology, 91(5), 845-856. https://doi.org/10.1037/0022-3514.91.5.845
Henderson, M. D., Wakslak, C. J., Fujita, K., & Rohrbach, J. (2011). Construal Level Theory and Spatial Distance: implications for mental representation, judgment, and behavior. Social Psychology, 42(3), 165-173. https://doi.org/10.1027/1864-9335/a000060
Herzog, S. M., Hansen, J., & Wänke, M. (2007). Temporal distance and ease of retrieval. Journal of Experimental Social Psychology, 43(3), 483-488. https://doi.org/10.1016/j.jesp.2006.05.008
Ho, C. K., Ke, W., & Liu, H. (2015). Choice decision of e-learning system: Implications from construal level theory. Information & Management, 52(2), 160-169. https://doi.org/10.1016/j.im.2014.07.003
Holmqvist, J., Guest, D., & Grönroos, C. (2015). The role of psychological distance in value creation. Management Decision, 53(7), 1430-1451. https://doi.org/10.1108/MD-06-2014-0335
Kim, K., Zhang, M., & Li, X. (2008). Effects of temporal and social distance on consumer evaluations. Journal of Consumer Research, 35(4), 706-713. https://doi.org/10.1086/592131
Lacerda, R. T. D. O., Ensslin, L., & Ensslin, S. R. (2012). Uma análise bibliométrica da literatura sobre estratégia e avaliação de desempenho. Gestão & Produção, 19(1), 59-78. https://doi.org/10.1590/S0104-530X2012000100005
Leite Filho, G. A. (2008). Padrões de produtividade de autores em periódicos e congressos na área de contabilidade no Brasil: um estudo bibliométrico. Rev. adm. contemp., 12(2), 533-554. https://doi.org/10.1590/S1415-65552008000200011
Lermer, E., Streicher, B., Sachs, R., Raue, M., & Frey, D. (2015). The effect of construal level on risk‐taking. European Journal of Social Psychology, 45(1), 99-109. https://doi.org/10.1002/ejsp.2067
Liberman, N., & Förster, J. (2009). The effect of psychological distance on perceptual level of construal. Cognitive Science, 33(7), 1330-1341. https://doi.org/10.1111/j.1551-6709.2009.01061.x
Liberman, N., Sagristano, M. D., & Trope, Y. (2002). The effect of temporal distance on level of mental construal. Journal of Experimental Social Psychology, 38(6), 523-534. https://doi.org/10.1016/S0022-1031(02)00535-8
Liberman, N., & Trope, Y. (1998). The role of feasibility and desirability considerations in near and distant future decisions: A test of temporal construal theory. Journal of Personality and Social Psychology, 75(1), 5–18. https://doi.org/10.1037/0022-3514.75.1.5
Liberman, N., Trope, Y., McCrea, S. M., & Sherman, S. J. (2007). The effect of level of construal on the temporal distance of activity enactment. Journal of Experimental Social Psychology, 43(1), 143-149. https://doi.org/10.1016/j.jesp.2005.12.009
Liberman, N., Trope, Y., & Wakslak, C. (2007). Construal level theory and consumer behavior. Journal of Consumer Psychology, 17(2), 113-117. https://doi.org/10.1016/S1057-7408(07)70017-7
Rim, S., Hansen, J., & Trope, Y. (2013). What happens why? Psychological distance and focusing on causes versus consequences of events. Journal of Personality and Social Psychology, 104(3), 457–472. https://doi.org/10.1037/a0031024.
Rim, S., Uleman, J. S., & Trope, Y. (2009). Spontaneous trait inference and construal level theory: Psychological distance increases nonconscious trait thinking. Journal of Experimental Social Psychology, 45(5), 1088-1097. https://doi.org/10.1016/j.jesp.2009.06.015
Santos, V., & Beuren, I. M. (2020). Oportunidades de uso da teoria do nível de interpretação na análise de eventos contábeis: revisão integrativa da literatura. Advances in Scientific & Applied Accounting, 13(2), 3-25. http://asaa.anpcont.org.br/index.php/asaa/article/view/656/372
Stephan, E., Liberman, N., & Trope, Y. (2011). The effects of time perspective and level of construal on social distance. Journal of Experimental Social Psychology, 47(2), 397-402. https://doi.org/10.1016/j.jesp.2010.11.001
Trope, Y., & Liberman, N. (2000). Temporal construal and time-dependent changes in preference. Journal of Personality and Social Psychology, 79(6), 876–889. https://doi.org/10.1037/0022-3514.79.6.876
Trope, Y., & Liberman, N. (2003). Temporal construal. Psychological Review, 110(3), 403-421.
Trope, Y., & Liberman, N. (2010). Construal-level theory of psychological distance. Psychological Review, 117(2), 440-463.
Trope, Y., Liberman, N., & Wakslak, C. (2007). Construal levels and psychological distance: Effects on representation, prediction, evaluation, and behavior. Journal of Consumer Psychology, 17(2), 83-95. https://doi.org/10.1016/S1057-7408(07)70013-X
Wakslak, C. J. (2012). The experience of cognitive dissonance in important and trivial domains: A construal-level theory approach. Journal of Experimental Social Psychology, 48(6), 1361-1364. https://doi.org/10.1016/j.jesp.2012.05.011
Wakslak, C. J., Trope, Y., Liberman, N., & Alony, R. (2006). Seeing the forest when entry is unlikely: Probability and the mental representation of events. Journal of Experimental Psychology: General, 135(4), 641–653. https://doi.org/10.1037/0096-3445.135.4.641
Weisner, M. M. (2015). Using construal level theory to motivate accounting research: a literature review. Behavioral Research in Accounting, 27(1), 137-180. https://doi.org/10.2308/bria-51063
Weisner, M. M., & Sutton, S. G. (2015). When the world isn't always flat: The impact of psychological distance on auditors' reliance on specialists. International Journal of Accounting Information Systems, 16 (1), 23-41. https://doi.org/10.1016/j.accinf.2014.11.001
Wood, M. O., Noseworthy, T. J., & Colwell, S. R. (2013). If you can’t see the forest for the trees, you might just cut down the forest: the perils of forced choice on “seemingly” unethical decision-making. Journal of Business Ethics, 118(3), 515-527. https://doi.org/10.1007/s10551-012-1606-x
Yan, J., Hou, S., & Unger, A. (2014). High construal level reduces overoptimistic performance prediction. Social Behavior and Personality: an International Journal, 42(8), 1303-1313. https://doi.org/10.2224/sbp.2014.42.8.1303
Zhang, M., & Wang, J. (2009). Psychological distance asymmetry: The spatial dimension vs. other dimensions. Journal of Consumer Psychology, 19(3), 497-507. https://doi.org/10.1016/j.jcps.2009.05.001
Zhao, M., & Xie, J. (2011). Effects of social and temporal distance on consumers' responses to peer recommendations. Journal of Marketing Research, 48(3), 486-496. https://doi.org/10.1509/jmkr.48.3.486
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais dos originais aprovados serão automaticamente transferidos à Revista, como condição para sua publicação, e para encaminhamentos junto às bases de dados de indexação de periódicos científicos.
Esta cessão passará a valer a partir da submissão do manuscrito, em formulário apropriado, disponível no Sistema Eletrônico de Editoração da Revista.
A revista se reservará o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos(as) autores(as).
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As provas finais serão encaminhadas aos(às) autores(as).
Os trabalhos publicados passarão a ser de propriedade da Revista, ficando sua re-impressão (total ou parcial) sujeita à autorização expressa da Revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação: Revista Gestão & Conexões.
A Universidade Federal do Espírito Santo e/ou quaisquer das instâncias editoriais envolvidas com o periódico não se responsabilizarão pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos. As opiniões emitidas pelos(as) autores(as) dos artigos serão de sua exclusiva responsabilidade.
Em todo e qualquer tipo de estudo que envolva situações de relato de caso clínico é fundamental o envio de cópia do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado(s) pelo(s) paciente(s).