"Oi, Meu Nome É…" x "Me Poupe": Influenciadores Digitais e a Reação dos Consumidores
DOI:
https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2022.11.1.35933.39-60Palabras clave:
Marketing Digital, Influenciadores digitais, Comportamento do consumidorResumen
O trabalho teve como objetivo verificar a atuação de influenciadores digitais no protagonismo de campanhas publicitárias em termos de reação dos consumidores, comparando-se uma influenciadora com trajetória de sucesso, boa visibilidade, ligação com a marca anunciada e motivação de endosso além da financeira (caso personificado pela ‘A’) e outra com repercussão midiática negativa e questionamentos sobre a ligação com a marca e a motivação (personificado pela ‘B’). O procedimento metodológico envolveu, primeiro, uma abordagem qualitativa, com caráter descritivo, realizando uma contextualização dos casos, com coleta e análise de dados secundários acerca das influenciadoras digitais supracitadas; e segundo, uma abordagem quantitativa, realizando um experimento, com coleta de dados por meio do monitoramento ocular remoto (eyetracker) e questionários. Foi possível visualizar que os influenciadores digitais de fato interferem na reação emocional dos consumidores às peças publicitárias protagonizadas por eles, tanto em termos de direcionamento de visualizações/fixações, quanto de mensuração objetiva ulterior.
Descargas
Citas
Araújo, R. F. (2015) Marketing científico digital e métricas alternativas para periódicos: da visibilidade ao engajamento. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 20, n. 3, p. 67-84.
Fonseca, M. S. G. & De Sousa Lacerda, J. (2019) Da rede para os públicos: a importância dos influenciadores digitais no consumo da moda no Instagram. Temática, v. 15, n. 2.
Hughes, C., Swaminathan, V. & Brooks, G. (2019) Driving brand engagement through online social influencers: An empirical investigation of sponsored blogging campaigns. Journal of Marketing, v. 83, n. 5, p. 78-96.
Lopes, P. & Brandt, K. (2016) We Love Fashion Blogs: estratégias de aproximação da Petite Jolie com produtoras de conteúdo digitais. Temática, v. 12, n. 3.
Maccari, E. A., Lobosco, A. & Carvalho, B. L. (2019) A Importância do Marketing Digital no Varejo de Eletroeletrônico. Universidade Nove de Julho.
Mariano, A. M. et al. (2017) Tornando-se um Digital Influencer: Um Estudo dos Fatores que Influem em sua Concepção. In: XXVI Congreso Internacional AEDEM. 2017. p. 546-564.
Marin, A. C. et al. (2018) Marketing digital como ferramenta de inovação e alavancagem de negócios. Research, Society and Development, v. 7, n. 3, p. 9.
Okada, S. I. & Souza, E. M. S.. (2011) Estratégias de marketing digital na era da busca. Revista Brasileira de Marketing, v. 10, n. 1, p. 46-72.
Schinaider, A. D. & Barbosa, I. N. (2019) Os Influenciadores Digitais e a Relação com a Tomada de Decisão de Compra de seus Seguidores. Revista de Administração, Sociedade e Inovação, v. 5, n. 3, p. 98-115.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais dos originais aprovados serão automaticamente transferidos à Revista, como condição para sua publicação, e para encaminhamentos junto às bases de dados de indexação de periódicos científicos.
Esta cessão passará a valer a partir da submissão do manuscrito, em formulário apropriado, disponível no Sistema Eletrônico de Editoração da Revista.
A revista se reservará o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos(as) autores(as).
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As provas finais serão encaminhadas aos(às) autores(as).
Os trabalhos publicados passarão a ser de propriedade da Revista, ficando sua re-impressão (total ou parcial) sujeita à autorização expressa da Revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação: Revista Gestão & Conexões.
A Universidade Federal do Espírito Santo e/ou quaisquer das instâncias editoriais envolvidas com o periódico não se responsabilizarão pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos. As opiniões emitidas pelos(as) autores(as) dos artigos serão de sua exclusiva responsabilidade.
Em todo e qualquer tipo de estudo que envolva situações de relato de caso clínico é fundamental o envio de cópia do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado(s) pelo(s) paciente(s).