Desafios Gerenciais do Professor-Gestor: Um Estudo com Coordenadores de Curso da Graduação em uma Instituição Federal de Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2022.11.2.37408.72-96Palabras clave:
Gestão Acadêmica; Desafios Gerenciais; Professor-Gestor.Resumen
A gestão acadêmica das Instituições Federais de Ensino Superior é caracterizada pela atuação do professor como gestor, e envolve o enfrentamento de muitos desafios. O objetivo desta pesquisa é apresentar os desafios gerenciais enfrentados por docentes enquanto Coordenadores de Curso da Graduação em uma Instituição Federal de Ensino Superior. A pesquisa é caracterizada como qualitativa e de campo, com abordagem exploratória. Foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado junto aos entrevistados e os procedimentos adotados para tratar e interpretar os dados da pesquisa foram realizados por meio da análise de conteúdo. Os resultados apontam que os principais desafios enfrentados pelos coordenadores compreendem: falta de recursos financeiros; relacionamento interpessoal com docentes; conciliação de conflitos; lidar com problemas dos discentes; conciliar todas as atividades gerenciais e acadêmicas; realizar mudanças no Projeto Pedagógico do Curso e no currículo do curso; manipular as ferramentas nos sistemas SIGAA, SIPAC.
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