Um Modelo Multicritério Construtivista de Apoio à Decisão e a Percepção de Valor dos Consumidores Referente a Produtos Ecologicamente Corretos
DOI:
https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2022.11.3.38151.108-129Palabras clave:
produtos ecológicos, produtos orgânicos, apoio a decisão, MCDA-CResumen
Este artigo tem como objetivos elaborar um modelo de apoio a decisão para inclusão de novos produtos na linha de produtos de um moinho, por meio da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista e identificar o valor percebido pelos consumidores relativo a produtos ecológicos, com foco em orgânicos. Para construção do modelo de apoio a decisão foi utilizado a primeira etapa da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista – MCDA-C e para identificar o valor percebido pelos consumidores foi utilizada a primeira etapa do Modelo Bertolini, Rojo e Lezana (2012), onde foi aplicada uma pesquisa com 387 pessoas. Foi possível evidenciar que os produtos orgânicos ficaram em sétima posição dentre as ações ecológicas elencadas e o perfil de consumidor que valoriza produtos orgânicos é composto em seu maior percentual por consumidores do sexo feminino, escolaridade de nível superior, renda elevada e faixa etária de 35 a 49 anos.
Descargas
Citas
Abduch, F., Afonso, A. B., Pereira, M. C., Rodrigues, K. L., & Botelho, F. T. (2011). Perfil de consumidores de produtos orgânicos em feiras agroecológicas nas cidades de Pelotas. Congresso de Iniciação Científica, 20, Mostra Científica da UFPERL, 3. Porto Alegre, RS, Brasil.
Andreatta, T., Camara, S. B., Lago, A., Toledo, V. B., Azevedo, J., & Weber, C. (2020). Percepções de consumidores sobre alimentos orgânicos: uma análise multifatores. Brazilian Journal of Development, 6(4), 18497-18516. https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-137
Angeloni, M. T. (2003). Elementos intervenientes na tomada de decisão. Ciência da Informação, 32(1), 17-22. https://doi.org/10.1590/S0100-19652003000100002
Back, F. T. E. E., Ensslin, L., & Ensslin, S. R. (2012). Modelo para apoiar a gestão da alocação de pessoas com base na demanda de conhecimento. Revista de Gestão e Projetos, 3(2), 65-96. https://doi.org/10.5585/gep.v3i2.63
Behn, R. D. (2003). Why measure performance? Different purposes require different measures. Public Administration Review, 63(5), 586-606. https://doi.org/10.1111/1540-6210.00322
Bertolini, G. R. F., Rojo, C. A., & Lezana, Á. G. R. (2012). Modelo de análise de investimentos para fabricação de produtos ecologicamente corretos. Gestão & Produção, 19, 575-588. https://doi.org/10.1590/S0104-530X2012000300010
Brasil Agroecológico. (2019). Em 7 anos, triplica o número de produtores orgânicos cadastrados no Ministério da Agricultura. Ministério da Agricultura, Governo Federal. Recuperado em 17 de agosto de 2022. http://www.agroecologia.gov.br/noticia/em-7-anos-triplica-o-n%C3%BAmero-de-produtores-org%C3%A2nicos-cadastrados-no-minist%C3%A9rio-da-agricultura
Candida, A. P. V., Tannús, S. P., & Espinosa, J. W. M. (2021). Gestión de los residuos sólidos orgánicos en un restaurante universitario. Revista Competitividade E Sustentabilidade, 8(1), 17–33. https://doi.org/10.48075/comsus.v8i1.25380
Cardoso, T. L., Ensslin, S. R., & Dias, J. (2016). Avaliação de desempenho da sustentabilidade financeira da Universidade do Mindelo (Cabo Verde): um modelo multicritério construtivista. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, 9(2), 234-264. https://doi.org/10.19177/reen.v9e22016221-248
Campanhola, C., & Valarini, P. J. (2001). A agricultura orgânica e seu potencial para o pequeno agricultor. Cadernos de Ciência & Tecnologia, 18(3), 69-101. https://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/bitstream/doc/1118966/1/CampanholaAgriculturaOrganica.pdf
Castro, C. M. (1977). A prática da pesquisa. McGraw-Hill do Brasil.
Chaves, L. C., Ensslin, L., Rolim Ensslin, S., & Bortoluzzi, S. C. (2020). Construção de Modelo para Apoiar o Processo de Desenvolvimento de um Sistema de Apoio à Decisão. JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management, 17. https://doi.org/10.4301/S1807-1775202017006
Crowder, D. W., & Illan, J. G. (2021). Expansion of organic agriculture. Nature Food, 2(5), 324–325. https://doi.org/10.1038/s43016-021-00288-8
DeNegri, S. T., & Heck, R. M. (2018). Aspectos a tomada de decisão na inclusão de alimentos orgânicos em unidades de alimentação e nutrição. Sinergia - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, 22(1), 65-76. https://doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v22n1-7901
Efing, A. C., & Kalil, A. P. M. C. (2016). Consumo Consciente: O Anverso Subjacente da Política Nacional De Resíduos Sólidos. Revista Jurídica da FA7, 13(2), 25-37. https://doi.org/10.24067/rjfa7;13.2:60
Ensslin, L., Dutra, A., & Ensslin, S. R. (2000). MCDA: a constructivist approach to the management of human resources at a governmental agency. International Transactions in Operational Research, 7(1), 79-100. https://doi.org/10.1111/j.1475-3995.2000.tb00186.x
Ensslin, L., Dutra, A., Ensslin, S. R., Krüger, A. C., & Gavazini, A. A. (2017). Avaliação multicritério de desempenho: o caso de um Tribunal de Justiça. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, 22(71), 57-82. https://doi.org/10.12660/cgpc.v22n71.60544
Ensslin, L., Giffhorn, E., Ensslin, S. R., Petri, S. M., & Vianna, W. B. (2010). Avaliação do desempenho de empresas terceirizadas com o uso da metodologia multicritério de apoio à decisão-construtivista. Pesquisa Operacional, 30(1), 125-152. https://doi.org/10.1590/S0101-74382010000100007
Ensslin, L., Gonçalves, A., Ensslin, S. R., Dutra, A., & Longaray, A. A. (2022). Constructivist multi-criteria model to support the management of occupational accident risks in civil construction industry. Plos One, 17(6). https://doi.org/10.1371/journal.pone.0270529
Ferreira, A., & Otley, D. (2009). The design and use of performance management systems: An extended framework for analysis. Management Accounting Research, 20(4), 263-282. https://doi.org/10.1016/j.mar.2009.07.003
Gambetti, E., Fabbri, M., Bensi, L., & Tonetti, L. (2008). A contribution to the Italian validation of the General Decision-making Style Inventory. Personality and Individual Differences, 44(4), 842-852. https://doi.org/10.1016/j.paid.2007.10.017
Gomes, L. F. A. M.; Gomes C. F. S., & Almeida, A. T. (2002). Tomada de decisão gerencial: enfoque multicritério. Atlas.
Ghalayini, A. M., & Noble, J. S. (1996). The changing basis of performance measurement. International Journal of Operations & Production Management. 16(8), 63-80. https://doi.org/10.1108/01443579610125787
Khan, S. N., Mohsin, M. (2017). The power of emotional value: Exploring the effects of values on green product consumer choice behavior. Journal of Cleaner Production, 150, 65-74. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2017.02.187
Kotler, P. (2000). Administração de Marketing. (10a ed.), Prentice Hall.
Lima, S. K., Galiza, M., Valadares, A., & Alves, F. (2020). Texto para discussão; Produção e consumo de produtos orgânicos no mundo e no Brasil. Ipea, http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/9678/1/TD_2538.pdf
Magalhães, C., Paço, A., Alonso, H., & Oliveira, M. (2021). Marketing Verde: Comparando o consumo de produtos ecológicos nas gerações X e Y. Consumer Behavior Review, 5(3), 339-355. https://doi.org/10.51359/2526-7884.2021.250619
Martins, V. A., & Ensslin, S. R. (2020a). Analysis of the use of performance evaluation theoretical foundations in empirical studies: na investigation in publications aiming at future research questions. International Journal of Business Innovation and Research, 23(1), 41-63.
Martins, V. A., & Ensslin, S. R. (2020b). Performance evaluation: what theoretical studies highlight about this theme. International Journal of Business Performance Management, 21(4), 455-476.
Martins, V. A., & Ensslin, S. R. & Ensslin, L. (2018a). Apoio à Gestão de Pagamentos para uma Universidade Federal: Proposta de um Modelo Multicritério Construtivista. Revista Facultad de Ciencias Económicas: Investigación y Reflexión, 26(2), 61-83. https://doi.org/10.18359/rfce.2855
Martins, A. V., Ensslin, S. R., & Dutra, A. (2018b). Avaliação de Desempenho Organizacional: trajetória das pesquisas internacionais por meio de paradigmas e teorias. Cuadernos de Contabilidad, 19(47), 94-116. https://doi.org/10.11144/javeriana.cc19-47.pado
Matos, L. S., Valmorbida, S. M. I., Martins, V. A., & Ensslin, S. R. (2019). Development of performance evaluation theme: a systematic analysis of the literature. Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão, 17(2), 63-97. https://www.redalyc.org/journal/5707/570760763003/570760763003.pdf
Motta, S. L. S. (2008). Competitividade baseada no marketing ecológico. Revista de Ciências da Administração, 10(22), 128-145. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4000471
Moura, C. C. M., Pires, C. V., Madeira, A. P. C. & Macedo, M. C. C. (2020). Profile of organic food consumers. Research, Society and Development. 9(9). https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7395
Neely, A. (1999). The performance measurement revolution: why now and what next?. International Journal of Operations & Production Management. 19(2), 205-228. https://doi.org/10.1108/01443579910247437
Neely, A., Gregory, M., & Platts, K. (1995). Performance measurement system design: a literature review and research agenda. International Journal of Operations & Production Management. 15(4), 80-116. https://doi.org/10.1108/01443579510083622
Nobrega, E. Junior, Petri, S. M., & Ensslin, S. R. (2021). Avaliação de desempenho de fundos de investimentos com o uso da metodologia Multicritério de Apoio à Decisão – Construtivista (MCDA-C). Revista Brasileira Administração Científica, 12(3). https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.003.0024
Novakoski, R., & Wives, D. G. (2020). Agricultura agroecológica no oeste do Paraná: o papel do extensionista, entidades de ater e agricultores. ParaOnde!?. 13(1), 77-96. https://doi.org/10.22456/1982-0003.97127
Nudurupati, S. S., Bititci, U. S., Kumar, V., & Chan, F. T. (2011). State of the art literature review on performance measurement. Computers & Industrial Engineering, 60(2), 279-290. https://doi.org/10.1016/j.cie.2010.11.010
Oliveira, J. C. O. Junior, Silva, A. W. P., Veiga, A. R. Neto, Castro, A. B. C., & Lima, D. S. V. R. (2020). Determining factors of environmental concern in purchasing decisions. Brazilian Journal of Marketing, 19(4), 888-923. https://doi.org/10.5585/remark.v19i4.16470.
Organis, (2022, março). Com 12% de avanço mercado de orgânicos sustenta curva acentuada de crescimento. Organis - Associação de Promoção dos Orgânicos Recuperado em 18 de agosto de 2022. https://organis.org.br/imprensa/com-12-de-avanco-mercado-de-organicos-sustenta-curva-acentuada-de-crescimento/
Pantaleão, C. H. Z., & Wietholter, P. A. (2022). Aplicação da Análise Multicritério de Apoio à Decisão (MCDA-C) para Estruturação de um Sistema de Gestão de Segurança do Trabalho Baseado na ISO 45001: 2018. Revista Técnico-Científica, (28). https://revistatecie.crea-pr.org.br/index.php/revista/article/view/803
Pereira, S. J. N., & Ayrosa, E. A. T. (2004). Atitudes relativas a marcas e argumentos ecológicos: um estudo experimental. Gestão. Org, 2(2), 134-145. https://periodicos.ufpe.br/revistas/gestaoorg/article/view/21516/18210
Perez, E. F., Longaray, A. A., Tondolo, V. G., Ensslin, L., & Dutra, A. (2022). Evaluation model to aid the management of sustainable procurement in Brazilian federal higher education institution: a case study. Revista do Serviço Público, 73(2), 219-244. https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/4622
Portilho, F. (2005). Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania. Cortez.
Porto, B. R., & Nordi, W. M. (2019). Caracterização de consumidores de alimentos orgânicos: uma pesquisa quantitativa realizada em rede social. Caderno de Ciências Agrárias, 11, 1-9. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2019.15926
Rocha, A. D., & Santos, T. D. (2007). Desvendando o perfil do consumidor verde: um estudo longitudinal na cidade do Rio de Janeiro. Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente, 9. Curitiba, PR, Brasil.
Rocha, A. L. (2011). Intenções e ações em relação a escolhas de produtos ecológicos: estudos sobre o comportamento do consumidor carioca. Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão, 9(1), 49-65. https://doi.org/10.19094/contextus.v9i1.32134
Rodrigues, K. T., Martins, C. L., Santos Neto, J. B. S., Fogaça, D. R., & Ensslin, S. R. (2022). Decision-Making Model to Assess the Organizational Climate in Healthcare Organizations. International Journal of Decision Support System Technology, 14(1), 1-19. https://doi.org/10.4018/IJDSST.286182
Rubim, C. L., & Nossa, S. N. (2022). A satisfação por meio do valor percebido no setor bancário: comparativo entre os consumidores jovens e maduros. Revista Gestão & Conexões, 11(1), 81-103. https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2022.11.1.32070.81-103
Saminêz, T. C. O., Dias, R.P., Nobre, F. G. A., Mattar, R. G. H., & Gonçalves, J. R. A. (2008). Circular Técnica: Princípios norteadores da produção orgânica de hortaliças. Embrapa https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CNPH-2009/35185/1/ct_67.pdf
Silva, E. B., Cardoso, T. T., Souza, G. G., Almeida, A. (2013). Perfil sócio econômicos de consumidores de produtos orgânicos. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, 8(1), 83-89. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7395402
Silva, M. V., & Oliveira, M. A. B. (2013). Situação atual do processo de certificação orgânica no Brasil. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, 8(5), 20-30. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7404580
Scalco, A. R., Oliveira, S. C., & Pinto, L. B. (2019). Influential factors in the adherence to the certified organic production system in relation to the profile of the establishments and rural producers in Brazil. Agroalimentaria, 25(49), 45-63.
Souza, K. J. C., & Moraes, R. A., Filho (2017, 04 e 05 de dezembro). Perfil dos consumidores de produtos orgânicos no Brasil. Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente, 19. São Paulo, SP, Brasil. http://engemausp.submissao.com.br/19/anais/arquivos/509.pdf
Tavares, T. S., Beltrão, N. E. S., Ferreira, H. R., & Aline, D. O. F., Filho (2014). Marketing verde como estratégia para pequenas empresas: agregando valor à marca e fidelizando clientes. Revista Sodebras, 103(9), 17-24.
Winnaar, K., & Scholtz, F. (2020). Entrepreneurial decision-making: New conceptual perspectives. Management Decision, 58(7), 1283–1300. https://doi.org/10.1108/MD-11-2017-1152
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais dos originais aprovados serão automaticamente transferidos à Revista, como condição para sua publicação, e para encaminhamentos junto às bases de dados de indexação de periódicos científicos.
Esta cessão passará a valer a partir da submissão do manuscrito, em formulário apropriado, disponível no Sistema Eletrônico de Editoração da Revista.
A revista se reservará o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos(as) autores(as).
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos(às) autores(as), quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As provas finais serão encaminhadas aos(às) autores(as).
Os trabalhos publicados passarão a ser de propriedade da Revista, ficando sua re-impressão (total ou parcial) sujeita à autorização expressa da Revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação: Revista Gestão & Conexões.
A Universidade Federal do Espírito Santo e/ou quaisquer das instâncias editoriais envolvidas com o periódico não se responsabilizarão pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos. As opiniões emitidas pelos(as) autores(as) dos artigos serão de sua exclusiva responsabilidade.
Em todo e qualquer tipo de estudo que envolva situações de relato de caso clínico é fundamental o envio de cópia do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado(s) pelo(s) paciente(s).