A Adoção do Anticonsumo Entre as Classes Sociais: evidências da América Latina

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DOI:

https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2023.12.2.38951.48-70

Palabras clave:

Anticonsumo, Redução do consumo, Satisfação com a vida, Bem-estar financeiro, Materialismo

Resumen

O anticonsumo vem crescendo entre os consumidores em diferentes culturas, como os países emergentes da América Latina. Tais países apresentam economias subdesenvolvidas e com grande desigualdade social, o que torna pertinente investigar a relação entre a classe social do indivíduo e a adoção do anticonsumo, mediada pela satisfação com a vida, bem-estar financeiro e privação material. Empregou-se um estudo exploratório-descritivo, de natureza quantitativa e de corte único. Utilizou-se os dados da Latinobarómetro (2017), com uma amostra de 17.608 indivíduos, para empregar uma análise mediação multivariada. Os resultados evidenciam que indivíduos mais satisfeitos e com melhor bem-estar financeiro possuem maior propensão a adotar o movimento de redução do consumo. Em semelhança, a privação material aumenta a propensão de adotar o anticonsumo. Esses resultados contribuem para evidenciar algumas determinantes que impactam o estilo de vida de redução do consumo em países emergentes.

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Biografía del autor/a

Caio Victor, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Mestre em Administração pela UECE.

Verônica Peñaloza , Universidade Estadual do Ceará

Coordenadora e professora no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) na Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Doutora em Economia pela Universidade de São Paulo.

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Publicado

25-05-2023

Cómo citar

Victor, C., & Peñaloza , V. (2023). A Adoção do Anticonsumo Entre as Classes Sociais: evidências da América Latina. "Revista Gestión Y Conexiones", 12(2), 48–70. https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2023.12.2.38951.48-70