Se não jogar, está fora! Práticas, estratégias e interesses: uma análise do jogo editorial-científico em Administração
Practices, strategies and interests: an analysis of the editorial-scientific game in Management
DOI:
https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2023.12.2.40245.95-121Palabras clave:
Campo acadêmico-científico, Poder Simbólico, Autoridade Científica, AdministraçãoResumen
O campo editorial-científico é um espaço de interação e debate acadêmico constituído por artefatos de difusão do conhecimento. Neste artigo buscou-se compreender o campo brasileiro de Administração como espaço de disputa que se manifestam por meio das relações de poder que envolvem a prática editorial. Foi utilizado como abordagem a teoria de Pierre Bourdieu, em que consideramos o habitus, as regras de jogo, a posição do editor, os capitais e as disputas por reconhecimento. Para isso, foram entrevistados onze editores de revistas científicas da área. O corpus teórico foi analisado por meio da Análise Temática, construindo, assim, a imagem das experiências dos editores. Compreende-se que os editores jogam o jogo editorial com práticas e estratégias não legitimadas publicamente. Considera-se que as principais finalidades são o reconhecimento pessoal a partir da elevação da revista pelas quais são responsáveis. Foram encontrados aspectos que revelam os jogos de poder e que se conectam com a busca por capital simbólico.
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