As representações sociais de secretários executivos gays: questões de gênero e diversidade no trabalho

Autores/as

  • Eduardo Cesar Pereira Souza Universidade Federal do Amapá
  • Cibele Barsalini Martins Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rosalia Beber de Souza Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.4.1.8283.116-139.

Resumen

Este artigo destina-se a conhecer as representações sociais de secretários executivos gays em seus espaços de trabalho. Buscou-se um embasamento teórico em trabalhos de estudiosos críticos da área dos Estudos Organizacionais, das Representações Sociais e também do campo do Secretariado Executivo. No que diz respeito à metodologia, esta pesquisa possui um caráter qualitativo e se vale dos recursos da pesquisa bibliográfica realizada. Por fim, dentre os resultados obtidos a partir da aplicação dos questionários de pesquisa, obteve-se que os sujeitos pesquisados são representados como uma minoria fora do grupo hegemônico de nossa sociedade, que é heterossexual.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eduardo Cesar Pereira Souza, Universidade Federal do Amapá

Técnico em Secretariado pelo SENAC/Minas Gerais. Graduado em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Integrante do Núcleo de Estratégia, Gestão e Estudos Organizacionais (NEGEO/UNIFAP). Associado à Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO) e à Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC). Atualmente, desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Línguas Estrangeiras, Estudos Organizacionais e Secretariado.

Cibele Barsalini Martins, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora e Mestra em Administração pela Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Especialista lato sensu em Qualidade nas Organizações. Graduada em Administração pela Universidade Nove de Julho. Graduada em Secretariado Executivo pela Universidade São Judas Tadeu. Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Editora Científica da Revista de Gestão e Secretariado (GeSeC) e Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC).

Rosalia Beber de Souza, Universidade Federal de Viçosa

Doutoranda em Administração (UFLA), Mestra em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Especialista em Linguística e Literatura Comparada e Graduada em Secretariado Executivo Trilíngue pela mesma universidade. Atualmente, é professora efetiva da UFV e atua nos seguintes temas: Análise do Discurso Crítica (ADC), Discurso Político, Marketing Político, Mídia e Arquivologia.

Publicado

22-06-2015

Cómo citar

Souza, E. C. P., Martins, C. B., & Souza, R. B. de. (2015). As representações sociais de secretários executivos gays: questões de gênero e diversidade no trabalho. Revista Gestão & Conexões, 4(1), 116–139. https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.4.1.8283.116-139.

Número

Sección

Edição Especial: "Reinventando o Cotidiano Organizacional: organizar, praticar, representar”